690492

Parcelamento do Empenho

Empenho
Na implantação do módulo, para todos os empenhos, anulações, ordens de pagamento e estornos, será criada uma parcela única, para que o módulo funcione corretamente.

- Se o tipo de empenho selecionado for por estimativa ou global e o controle do parcelamento estiver ativado, o sistema dividirá o valor do empenho pelo número de meses restantes da data do empenho até o final do ano, sendo possível alterar as datas e valores no vinculado Parcelamento do Empenho.

Fornecimento: - Empenho "Livre": o sistema dividirá o valor do empenho em parcelas mensais, contadas da data do empenho até o final do exercício, desde que:
1) No Registro do Sistema, o item Empenho / ParcelamentoAutomatico esteja preenchido como "S";
2) Nos Órgãos Administrativos, no vinculado Informações - Empenho, o campo "Controle de Parcelas do Empenho" esteja marcado como "Sim";
3) O tipo do empenho seja "Global" ou "Por Estimativa".

Fornecimento: - Empenho "Fornecimento Parcelado": se estiverem as mesmas configurações descritas acima, o sistema realiza o parcelamento normalmente e ainda cria os subempenhos para as parcelas. Obs.: Para ser possível a alteração dos itens do subempenho, antes é necessário ajustar as parcelas do empenho.

Passos para utilização

>> Menu utilitários>>Órgãos administrativos>>Informações Empenho:
Neste programa identifica-se se o empenho será controlado por parcelas, está informação é por administração. Independe do exercício. Se estiver "N" , o sistema trabalhará criando uma parcela única na inclusão do empenho, não alterando a rotina normal do empenho. Posteriormente o usuário poderá fazer ajustes, incluindo e excluindo parcelas. Também poderá alterar o valor, data de vencimento e observação da parcela. Se estiver "S" , vai seguir regras na inclusão do empenho, tentando sempre criar as parcelas possíveis. Como no item anterior o usuário terá a possibilidade de dar manutenção nas parcelas.

>> Menu utilitários>>Registro do Sistema>>Empenho (raiz)>>Parcelamento Automático:
Informar "S" o sistema efetua os parcelamento automático "N" o sistema não efetua o parcelamento.

>> Menu Empenhos/Restos - Operações>>Entrada de Empenho:
Se o controle da parcela do empenho estiver "N" cria parcela única no sistema. Caso seja "S" , cria parcelas segundo o tipo do empenho:

- Ordinário:
Cria parcela única.

- Estimativo e Global:
Se não possuir informações do contrato, cria "N" parcelas mensais, da data do empenho até o final do exercício, sendo a primeira parcela na data do empenho e as demais adicionando um mês. Caso exista um contrato já empenhado, parcela o empenho a partir da data do empenho, pegando as datas do contrato posteriores a do empenho. O sistema considera as datas da parcela do contrato NÃO os valores e o valor da parcela do empenho é calculada dividindo-se o valor do empenho pelo números de parcelas criadas.

>> Vinculado>> Parcelamento do Empenho:
Manutenção das parcelas do empenho. Permite incluir, excluir e alterar as parcelas. A parcela número 1 jamais poderá ser excluída.

>> Empenhos/Restos - Operações>>Anulação:
Atualiza o valor anulado das parcelas do empenho e cria parcelas para a anulação.

>> Vinculado>> Parcelamento da Anulação do Empenho:
Manutenção das parcelas da anulação. Somente pode-se alterar o valor das parcelas.

>> Empenhos/Restos - Operações>>Ordem de Pagamento Orçamentário:
Atualiza o valor ordem das parcelas do empenho e cria parcelas para a ordem de pagamento.

Se o controle da parcela do empenho estiver marcada "N" o sistema faz o controle automaticamente, baseado no empenho. Uma ordem de pagamento pode envolver mais de uma parcela do empenho. Caso o valor da ordem seja maior que uma parcela do empenho, deverá ir nas parcelas do empenho e ajustar o valor. O número da parcela na ordem de pagamento é gerado contando-se o número de ordens já incluídas para este empenho(funcionamento atual do sistema); Se o controle da parcela estiver "S", na inclusão da OP o sistema pega a primeira parcela a possuir saldo ,pode-se gerar mais de uma OP para uma única parcela.


>> Empenho/Restos - Operações>>Pagamento:
Atualiza o valor pago das parcelar do empenho e da ordem de pagamento utilizada. Não possui programa vinculado para manutenção das parcelas.

>>Empenho/Restos - Operações>> Estorno de Pagamento:
Atualiza o valor estornado das parcelas da ordem de pagamento e diminui o valor pago e o valor estornado das parcelas do empenho relacionado ao pagamento estornado. Não possui programa vinculado para manutenção das parcelas.