693600

Itens PAG

Orçamento
É uma aba, dentro do vinculado PAG – Programas, sendo o programa principal do PAG, onde serão inseridos os Projetos Estratégicos e/ou Ações Operacionais que irão compor o PAG no biênio, juntamente com os valores previstos e suas adequações ao longo dos dois exercícios.

<font style="font-size:0.8em;"></font>

Importante Nem todos os projetos estratégicos serão compostos de valores.

Campos

Situação Item PAG:
É um campo obrigatório, Ativo ou Inativo. Ao criar um item de ação, o sistema, automaticamente vai preencher o campo com o valor 'Ativo'. O usuário em qualquer momento da execução do PAG, pode tornar um Item INATIVO. Um item classificado como INATIVO, significa que não poderá mais ser executado (a partir do momento que ser tornou INATIVO).

Tipo:
Selecionar "Ação OP" ou "PE" (Projeto Estratégico)

Quando selecionado “Ação OP”, no campo ao lado, busca a informação da Tabela - Títulos Ação Operacional.
Ação:
Informar a ação para o programa do PAG.

Esta lista busca a informação cadastrada na tabela Ações
Item:
Selecionar o item da ação

Esta lista busca a informação cadastrada na tabela Ações, aba Itens Ação


Valores – Iniciais e Revisões PAG

1º) O sistema verifica o andamento do PAG e a situação;
<font style="font-size:0.8em;"></font>

2º) Quando “Inicial” (e situação "Aberto") o programa habilita o campo Previsão Inicial – PAG na aba 'Itens PAG', para cada item de ação orçamentária cadastrado, nesta coluna deve ser informado os valores por exercício para o biênio e após “salvar”;
<font style="font-size:0.8em;"></font>

3º) Para alterar a versão do PAG para o próximo quadrimestre, a “capa” do PAG deve estar com a situação “Fechado” (para realizar o fechamento, basta clicar no botão “Fechar”) e clicar no botão “Gerar Andamento”.
<font style="font-size:0.8em;"></font>

O sistema apresentará a mensagem abaixo, no qual o usuário deve selecionar o campo Informar o tipo de geração a opção “Manter Versão” ou “Nova Versão” e caso haja reajuste informar preencher o valor no campo Adicionar reajuste para o próximo ANDAMENTO (%) e após clicar em “Confirmar”.
<font style="font-size:0.8em;"></font>

4º) Após gerar o andamento, a “capa” do PAG estará informado o quadrimestre disponível para alterações de valores (exemplo.: 1º Quadrimestre, 2º Quadrimestre ou 3º Quadrimestre). Caso de ao lado do quadrimestre apresente um “símbolo vermelho”, este demonstra que “existe divergência de totais dos itens do PAG entre o andamento anterior e atual” (é mensagem informativa). Lembrando, que para realizar as alterações dos valores dos itens das ações a situação deve estar como “Aberto”.
<font style="font-size:0.8em;"></font>

Com o andamento no 1º Quadrimestre, 2º Quadrimestre ou 3º Quadrimestre, o programa habilita o campo Adequação no qual o usuário informará os valores para o exercício do biênio para determinado quadrimestre. Conforme a imagem abaixo, para atualizar os valores é utilizado a coluna Adequação e a coluna em “amarelo” demonstra os valores corrigidos para este quadrimestre. Lembrando, que os valores informados na coluna “adequação” podem ser positivos ou negativos.
<font style="font-size:0.8em;"></font>