70042

Adiantamentos - Especiais

Empenho


Esta página tem por objetivo abranger os principais procedimentos de execução do programa Adiantamento Especial.

- O programa Adiantamentos - Especiais foi desenvolvido com a finalidade de controlar os adiantamentos concedidos a terceiros (Foros), bem como os gastos realizados com os numerários disponibilizados. Dessa forma, é possível verificar se a prestação de contas elaborada pelos terceiros se enquadra nos parâmetros definidos pela entidade.
- O retornar o registro, aparecem os dados do “Responsável” e dos “Contatos” do respectivo Foro, desde que os mesmos estejam preenchidos no programa Cadastro Geral – Fornecedores (o responsável é preenchido no vinculado Representantes e sempre aparecerá o último cadastro efetuado). As datas de limite de devolução do saldo e limite da prestação de contas são calculados com base nos parâmetros informados na tabela Categoria Empenho.
- Em primeiro lugar, deve-se localizar o(s) adiantamento(s) através do “filtro” ou da pesquisa diretamente na tela do programa. Como a data do adiantamento é a mesma da data do pagamento da ordem orçamentária, só podem ser localizados os empenhos de numerários que já foram pagos no sistema, cuja categoria seja 11 – Disponibilização de numerário.
Ao selecionar o(s) adiantamento(s), aparecem os programas vinculados utilizados para diversas funções do controle, como segue:
- Fechamento Adiantamento:somente poderão ser fechados os adiantamentos com a data da devolução preenchida.
- Reabertura Adiantamento: utilizar para reabrir um adiantamento com a situação “Fechado”.
- Análise Adiantamento: utilizar para colocar o adiantamento em análise e poder efetuar as eventuais correções.
- Descrição Parecer de Multa: informar a justificativa do por quê a devolução do saldo e/ou prestação de contas não foi entregue no tempo hábil.
- Descrição Glosas: informar a justificativa do por quê os valores foram glosados.
- Enviar e-mails – Multas sem Justificativas: se não houver justificativa da devolução de saldo e/ou prestação de contas entregue em atraso, poderá ser enviado um e-mail para o Foro alertando sobre a situação. O texto padrão do e-mail deverá ser preenchido no vinculado Parâmetros E-mail do relatório “Declaração Parecer Multa sem Justificativa*”. Neste mesmo relatório, será feito o cálculo da multa devida por atraso, conforme determinado na Tabela de Multas
- Subadiantamentos: lançar os valores dos vales disponibilizados aos terceiros, para o controle das saídas e devoluções de recursos.
- Cheques em Trânsito: informar os cheques pendentes de pagamento no banco, para o fechamento da conciliação bancária.
- Processo de Devolução de Saldos de Adiantamentos: estre procedimento faz o lançamento de devolução de saldos automaticamente para todos os adiantamentos listados na tela do programa, facilitando o trabalho do usuário, visto que o cheque de devolução de saldo é único por processo. Também existe a opção “Executa Fechamento?”, que fecha os mesmos adiantamentos listados de uma só vez.
- Processo de Recebimento de Adiantamento: quando o processo chegar ao departamento, deverá ser dada a entrada dos adiantamentos no sistema utilizando o respectivo vinculado, incluindo também o número do processo de prestação de contas.
- GLOSAS - Comprovação - Adiantamento Especial: informar o valor glosado de cada documento comprobatório conforme análise do processo. Não podem ser glosados os lançamentos dos tipos “Devolução” e “Rendimento”.
- Diárias vinculadas ao Adiantamento: relaciona todas as diárias vinculadas ao respectivo adiantamento, no programa Entrada de Diárias.
- Aprovação Adiantamento: depois de feita a análise do processo e as devidas correções, utilizar este comando para fazer a aprovação do adiantamento. O campo “Data Comprovação” fica aberto para que seja definida a data final do processo da prestação de contas.
- Descomprovação Adiantamento: utilizar para descomprovar um adiantamento com a situação “Comprovado”.
Processos relacionados a [Adiantamento Especial]

Manual Adiantamento Especial