1327

Transferências Bancárias

Este vinculado foi criado para realizar o lançamento das transferências bancárias no boletim financeiro, no qual será possível escolher se o lançamento mexerá ou não na Disponibilidade Financeira (8.2.1.1.x.xx.xx.xx).

Exemplos:

1) SOMENTE VALORES e UTILIZA O RECURSO DE SAÍDA NA ENTRADA DOS VALORES: com estas duas opções marcadas o sistema não fará os lançamentos na disponibilidade financeira, somente incluirá na conta bancária de “entrada” o valor do lançamento com o recurso da conta original (de saída). No exemplo abaixo, a conta de saída é do recurso 0040 e a conta de entrada pertence ao recurso 0001, mas como marcamos a opção “utiliza o recurso de saída na entrada de valores” o sistema lançará na conta bancária de entrada o valor do lançamento com o recurso 0040.

2) SOMENTE VALORES: com esta opção marcada o sistema não fará os lançamentos na disponibilidade financeira, somente incluirá na conta bancária de “entrada” o valor do lançamento com o recurso da conta de entrada. No exemplo abaixo, a conta de saída é do recurso 0040 e a conta de entrada pertence ao recurso 0001, então o sistema lançará na conta bancária de entrada o valor do lançamento com o recurso 0001.

3) VALORES E DISPONIBILIDADE e UTILIZA O RECURSO DE SAÍDA NA ENTRADA DOS VALORES: com estas duas opções marcadas o sistema fará os lançamentos na disponibilidade financeira, incluindo na conta bancária de “entrada” o valor do lançamento com o recurso da conta original (de saída). No exemplo abaixo, a conta de saída é do recurso 0040 e a conta de entrada pertence ao recurso 0001, mas como marcamos a opção “utiliza o recurso de saída na entrada de valores” o sistema lançará na conta bancária de entrada o valor do lançamento com o recurso 0040.

4) VALORES E DISPONIBILIDADE: com esta opção marcada o sistema fará os lançamentos na disponibilidade financeira, incluindo na conta bancária de “entrada” o valor do lançamento com o recurso da conta de entrada. No exemplo abaixo, a conta de saída é do recurso 0040 e a conta de entrada pertence ao recurso 0001, então o sistema lançará na conta bancária de entrada o valor do lançamento com o recurso 0001.



LEMBRANDO:

1) Se este campo estiver “marcado”, quando o usuário informar a conta de SAÍDA os campos “Recurso/Destinação - Entrada” serão preenchidos com os dados dos campos “Recurso/Destinação – Saída”. Se a alteração do recurso estiver habilitada no registro, o usuário poderá selecionar outro “Recurso/Destinação – Saída” (em uma lista, não é possível digitar nestes campos). Ao selecionar um novo “Recurso/Destinação – Saída” o campo “Recurso/Destinação - Entrada” receberá a mesma informação;

2) Se este campo estiver DESMARCADO existem duas situações possíveis: a) Se a alteração do recurso estiver DESABILITADA no registro quando o usuário informar a conta de ENTRADA os campos “Recurso/Destinação – Entrada” serão preenchidos com o recurso/destinação da conta bancária de entrada; b) Se a alteração do recurso estiver HABILITADA no registro quando o usuário informar a conta de ENTRADA os campos “Recurso/Destinação – Entrada” NÃO SERÃO preenchidos e o usuário terá que selecionar estas informações um uma lista (não é possível digitar nestes campos);

Estes campos funcionarão como descrito acima. Não serão editáveis pelos usuários. Caso a alteração seja possível ficará disponível e o usuário selecionará um item na lista de combinações possíveis.

Os itens disponíveis para seleção são selecionados da seguinte maneira: TODOS RECURSOS que estão cadastrados na conta bancária e nos recursos vinculados a ela. TODAS destinações que estão cadastradas na conta bancária e nas destinações vinculadas a ela.

Obs.: Os recursos “em negrito” são os que possuem saldo corrente, ou seja, nesta conta bancária já houve movimentação (entradas e/ou saídas) de valores nestes recursos. Já os recursos “em itálico” são os que não possuem saldo corrente, mas podem ser utilizados pois no cadastro da conta bancária estes recursos estão cadastrados.

Este campo é para controle da administração/órgão sobre o que se refere a Desvinculação de Receitas de Estados e Municípios (DREM), não realiza consistências. A lista de motivos para a desvinculação deve ser cadastrada na Tabela - Motivos de Desvinculação de Recursos. A desvinculação de receitas está prevista pela EC nº 93/2016.

IMPORTANTE: a combinação dos recursos/destinações “em itálico” só poderá ser utilizada se estiver cadastrada na Tabela - Origem/Destinação ou Aplicação Recursos.

Obs.: Se nas “Informações Integração Contábil” estiver habilitada a opção “Bloqueio” para “Consiste Recursos Próprios” ou “Consiste Recursos Vinculados” o sistema não deixará fazer o lançamento se no cadastro da Conta Bancária não estiver vinculado ao recurso desejado.



Exemplos de Transferências Financeiras