10136
  1. Ordem de Saque ou Ordem Bancária
    1. Campos
    2. Funções vinculadas
    3. Programas Vinculados
    4. Relatórios Vinculados
    5. Nota

Ordem de Saque ou Ordem Bancária

Contabilidade
Neste programa são vinculadas as "Ordens de Pagamento (Orçamentária ou Extra orçamentária) e Recibo de Receita (Estorno ou Dedução)" para que sejam criados os arquivos (formato texto) e enviados aos bancos para pagamento.

Campos

Data
informar a data de criação da Ordem de Saque, previamente preenchida com a data atual.

Remessa
Número de remessa preenchida pelo sistema.

Banco
Selecionar o código do banco referente a remessa bancária.

Contrato
Selecionar o Contrato/Convênio.

Tipo OS
OFÍCIO, PAGAMENTO ONLINE e TERMO DE DÉBITO são utilizado quando o usuário quer realizar um pagamento sem gerar remessa para o banco; REMESSA BANCÁRIA ou ORDEM DE SAQUE é a opção utilizada quando é necessário gerar remessa (arquivo TXT) para envio ao banco.

Situação:
ABERTA, enquanto não for preenchido o campo "Data Integração"; CANCELADA, remessa torna-se cancelada quando o usuário clica no botão "Cancela Ordem de Saque"; GERADA, usuário já realizou a geração dos arquivos para envio ao banco; PAGA após preenchimento do campo "Data de Integração".

Data Integração:
Informada pelo usuário, após sua confirmação a situação da Ordem de Saque (O.S.) ficará "Paga". Deverá existir boletim financeiro e sua situação deve ser digitado, para que o sistema possa gerar os devidos lançamentos.

Valor:
Inicialmente o sistema oferece valor zero (0,00), este o campo sempre será bloqueado. Será modificado somente enquanto a situação da Ordem de Saque estiver "Aberta" e forem incluídos ou excluídos alguns itens da O.S. Após a data da integração, ficará em situação de "Paga", sendo assim o sistema buscará o valor da Ordem de Saque automático, o qual deverá ser idêntico ao total das Ordens de Pagamento vinculadas a ela.

Funções vinculadas

Abertura OS
Altera a "Situação" da Ordem de Saque de Paga, Gerada ou Cancelada para Aberta. Todas as Ordens de Pagamento vinculadas a esta Ordem de Saque (caso existam) terão sua situação revertida para Liberada.





Relatórios Vinculados

Autorização de Crédito

Ofício Bancário - Ordem de Saque

Demonstração Autorização Pagamento

Relação Ordem de Saque por Remessa - Individual

Relação Ordem de Saque - Sintética

Relação Ordem de Saque - por Relação

Relação - Ordem de Saque Individual

Relação - Situações Retornos das Remessas

Relatório de validação de remessa(OBN)

Relatório de validação de remessa(CNAB)

Borderô de Pagamentos por Credor



Nota

Para selecionar o contrato/Convênio disponível com o banco, deve-se cadastrá-lo no vinculado Informações Bancárias do programa Bancos, selecionando o banco correspondente.
Somente os usuários habilitados é que poderão fazer a geração do arquivo de remessa, portanto deve-se incluir os usuários autorizados no vinculado Usuários Autorizados, selecionando o programa Geração de Remessas Bancárias.
Para realizar a geração do arquivo, deve-se estabelecer um caminho no computador ou na rede para salvá-lo. Depois, informar este caminho no vinculado Informações Bancárias.