1150

Anexo 13 - Balanço Financeiro - PCASP (Bruto)

Contabilidade

Modo de conferência dos Ingressos



Receita Orçamentária:
o valor deve ser igual ao total arrecadado no período. O valor constante no campo Ordinária corresponde às arrecadações feitas em recursos cadastrados como "PRÓPRIOS" na Tabela de Recursos Vinculados. Os demais recursos entram no campo Vinculada.

Pode-se utilizar o modelo Receitas/Despesas por Recurso Vinculado do Anexo 01, selecionando a operação "EMPENHOS/ARRECADAÇÃO" (para apurar a arrecadação por recurso).
Obs.: para o valor fechar corretamente, deve-se considerar também as deduções de receita do balanço.
Transferências Financeiras Recebidas:
o valor deve ser igual ao saldo das contas que estiverem com o grupo no plano contábil preenchido como "37 - REPASSES RECEBIDOS".

Pode-se utilizar o modelo Balancete Contábil Anual Sintético.
Recebimentos Extraorçamentários:

* Inscrição de Restos Processados: somente se o mês informado for "12"(Dezembro). Compõe-se do valor total liquidado do exercício MENOS o valor total pago do exercício. Pode-se utilizar o modelo Balancete Despesa Mensal.
* Inscrição de Restos Não Processados: somente se o mês informado for "12"(Dezembro). Compõe-se do valor total empenhado do exercício MENOS o valor total liquidado do exercício. Pode-se utilizar o modelo Balancete Despesa Mensal.
* Realizável: o valor deve ser igual ao total lançado "a crédito" no período, nas contas que estiverem com o grupo no plano contábil preenchido como "25 - REALIZÁVEL". Pode-se utilizar o modelo Balancete Contábil Anual Sintético.
* Depósitos: o valor deve ser igual ao total lançado "a crédito" no período, nas contas que estiverem com o grupo no plano contábil preenchido como "32 - DEPÓSITOS". Pode-se utilizar o modelo Balancete Contábil Anual Sintético.
* Outras Operações: totaliza os lançamentos "a crédito" nas contas NÃO enquadradas nos grupos acima, separando os valores pelo grupo ao qual pertencem.
Saldo em Espécie do Exercício Anterior:
o valor deve ser igual ao saldo anterior das contas de bancos no período. O valor constante no campo Vinculado em C/ Bancária corresponde ao saldo das contas cadastradas com o tipo "VINCULADA" na tabela Contas Bancárias. Já o valor constante no campo Bancos C/ Movimento corresponde ao saldo das contas cadastradas com o tipo "MOVIMENTO".

Pode-se utilizar o modelo Balancete Contábil Anual Sintético.

Modo de conferência dos Dispêndios



Despesa Orçamentária:
o valor deve ser igual ao total liquidado no período. O valor constante nos campos Ordinária e Vinculada segue a mesma regra das receitas.

Pode-se utilizar o modelo Receitas/Despesas por Recurso Vinculado do Anexo 01 (para apurar as liquidações por recurso).
Obs.: Se o mês informado for '12' (dezembro), são computados os empenhos a pagar processados e não processados do exercício, portanto para conferir o balanço utilizando o modelo Receitas/Despesas por Recurso Vinculado, deve-se pegar a coluna "EMPENHADA".
Transferências Financeiras Concedidas:
o valor deve ser igual ao saldo das contas que estiverem com o grupo no plano contábil preenchido como "38 - REPASSES CONCEDIDOS".

Pode-se utilizar o modelo Balancete Contábil Anual Sintético.
Pagamentos Extraorçamentários:

* Restos a Pagar Processados: o valor deve ser igual ao total de restos processados pagos no período (tem-se por restos processados os que foram empenhados e liquidados no mesmo exercício). Pode-se utilizar o modelo Relação - Pagamentos de Empenhos da Consulta - Pagamento, informando o período do pagamento e depois, na aba "Liquidação", selecionando a situação "EMPENHO" e o período anterior ao pagamento. Obs.: fazer o mesmo filtro para consultar os estornos de restos processados na Consulta - Estorno de Pagamento. Obs².: Para o filtro utilizar na aba Pagamento o campo Empenho/Resto como RESTO, informar a Data do Pagamento e na aba Liquidação informar no campo Empenho/Resto como Empenho e no Exercício os ANOS anteriores ao que se está buscando, ou seja, se estiver conferindo o relatório de 2015/07 informo de 1990 a 2014 - ou no período que houver restos a pagar.
* Restos a Pagar Não Processados: o valor deve ser igual ao total de restos não processados pagos no período (tem-se por restos não processados os que foram empenhados num exercício e liquidados em outro). Pode-se utilizar o modelo Relação - Pagamentos de Empenhos da Consulta - Pagamento, informando o período do pagamento e depois na aba "Liquidação" selecionando a situação "RESTO". Obs.: fazer o mesmo filtro para consultar os estornos de restos não processados na Consulta - Estorno de Pagamento.
* Realizável: o valor deve ser igual ao total lançado "a débito" no período, nas contas que estiverem com o grupo no plano contábil preenchido como "25 - REALIZÁVEL". Pode-se utilizar o modelo Balancete Contábil Anual Sintético.
* Depósitos: o valor deve ser igual ao total lançado "a débito" no período, nas contas que estiverem com o grupo no plano contábil preenchido como "32 - DEPÓSITOS". Pode-se utilizar o modelo Balancete Contábil Anual Sintético.
* Outras Operações: totaliza os lançamentos "a débito" nas contas NÃO enquadradas nos grupos acima, separando os valores pelo grupo ao qual pertencem.
Saldo em Espécie para o Exercício Seguinte:
o valor deve ser igual ao saldo atual das contas de bancos no período. O valor constante nos campos Vinculado em C/ Bancária e Bancos C/ Movimento segue a mesma regra do saldo de exercício anterior.

ATENÇÃO:
Quando gerado antes do encerramento do exercício (antes da transferência dos restos a pagar), a diferença será os restos a pagar processados do exercício.