12258
  1. Estrutura do Orçamento - Fixação Despesa
    1. Campos
    2. Nota
    3. Relatórios Vinculados

Estrutura do Orçamento - Fixação Despesa

Orçamento
[Programa GRP 670676]

Este programa deve ser configurado no início do exercício e durante a execução não deverá ser alterado.

Campos

Cronograma Mensal e Lançamentos Cronograma:
escolher a opção “7 - Sem Controle”. Este controle deve ser definido antes da execução, pois o sistema não deixa mais alterar se houver movimentação no exercício em vigor.

Cotas Orçamentárias:
se o ente optar em controlar as cotas orçamentárias, esse controle é feito conforme a fixação da despesa, devendo-se selecionar a opção “Sim” no campo “Cotas Orçamentárias”. Este controle pode-se mudar a qualquer hora, antes ou durante a execução orçamentária.

Tipo de Fixação da Despesa e Grau:
devem ser definidos antes de lançar o projeto do orçamento.

Controle CASP:
deve estar selecionado como “SIM”.

Decreto/alterações orçamentárias:
ao selecionar 'Gera todas ao atualizar o decreto' (padrão atual) as alterações orçamentárias cadastradas no decreto só afetarão os saldos das dotações do exercício ao atualizar os lançamentos do decreto. Caso a opção escolhida seja 'Gera individualmente, ao incluir a alteração no decreto' os saldos das dotações do exercício será afetadas no momento da inclusão.

Importante: só afetará os decretos incluídos após a definição.
Liberação do Orçamento:
após realizar a exportação da versão do orçamento, caso o campo “Liberação Orçamento” esteja selecionado como “NÃO”, mas for necessária a utilização das dotações para o exercício seguinte, deve-se liberar o orçamento selecionando a opção “SIM”.

Nota

Quando houver reserva futura (originária de Pedido de Compra, Licitação, Ata e etc), devem ser cadastradas as dotações na tabela de Conversão Dotações ente Exercícios. Ao liberar o orçamento na Estrutura do Orçamento - Fixação Despesa o sistema alterará a situação da Reserva Futura para "Normal" (origem = Reserva Futura) e onde esta reserva estiver cadastrada o sistema preencherá, por exemplo, nos "Destinos dos itens" o número da dotação correspondente para o exercício informando (exercício destino).