4124
  1. Modelos RTF
    1. Elaborando Modelo RTF
      1. Inserindo um novo Modelo
      2. Informações no Registro do Sistema
    2. Gerando Documento
      1. Vinculando Programas
      2. Indicando o local de geração do programa
      3. Gerando Documento
      4. Informações no Registro do Sistema
    3. Consultando Documentos

Modelos RTF

Elaborando Modelo RTF

A elaboração e/ou modificação dos modelos de RTF é realizada através do programa 4121 - Elaboração de Modelos - RTF. Ele será responsável por pegar o modelo SQL sendo editado e salvá-lo no banco de dados, assim como, pegar do banco de dados e exibí-lo no programa. Essa troca entre o banco e aplicação é realizada através de um arquivo temporário que é criado e excluído da máquina do usuário após sua utilização. Isse se faz necessário devido a limitações da ferramente que impede a coleta total do rtf (cabeçalho, corpo e rodapé) para que possa ser salvo no banco. O local onde esse arquivo temporário é criado é configurado através do Registro do Sistema, que será mostrado mais a baixo, e pode ser modificado pelo usuário através do label Diretório existente na parte inferior da janela.

Este programa possui 3 vinculados (na ordem de exibição da imagem abaixo): 4122 - Mostra/Esconde Cabeçalho/Rodapé do Documento, que permite exibir o cabeçalho e o rodapé do modelo; 4119 - Recuperar Documento, que permite salvar o modelo em arquivo físico RTF, quando se deseja levar o modelo para um cliente; 4118 - Carregar Documento, que permite pegar um arquivo físico RTF e importá-lo como modelo.

O usuário pode digitar textos livres, utilizar da formatação disponível na barra do rtf e além disto utilizar-se das variáveis do SQL. Para isto, basta ela dar um duplo-clique sobre a variável na caixa de seleção de variáveis. Ela será adicionada no documento com os indicadores de início e fim da variável '##'. Essa opções também ficam disponíveis para utilização no cabeçalho e rodapé do modelo.

Inserindo um novo Modelo

Ao inserir um novo modelo, o usuário deve informar o código do modelo (campo caracter de 4 posições), o nome do modelo, seu local de geração e o modelo de sql (lista dos sql cadastrados no programa Modelos BAS$) a ser utilizado. Após o modelo de sql ser selecionado, o programa irá apresentar a lista das variáveis que o usuário pode utilizar. Este programa utiliza-se da tabela TIPORELATORIO já utilizado anteriormente pelos usuários da Tributação e pela forma antiga de criar os RTFS. Desta forma, pode acontecer de existir tipos de modelo sem o rtf ou sql relacionado, sem causar problemas.

Informações no Registro do Sistema

O campo Local Geração é uma lista gerada através do Registro do Sistema. Ela é utilizada para podermos indicar, para um determinado programa, quais modelos estarão disponíveis para serem gerados.

Deve existir no registro do Sistema a chamada '\ERP\DropDowns\9063\local_geracao' e abaixo dele a lista das chaves com as opções a serem utilizadas. O nome da chave é o dado a ser exibido para o usuário e dentro dessa chave deve conter um valor com o nome dataValue que irá conter um caracter identificando seu local. Caso não exista a chamada do local de geração no registro do sistema, o programa de elaboração de modelos não será exibido.

O diretório temporário, cuja utilização foi descrita no tópico Elaborando Modelo RTF, também tem sua configuração no registro do Sistema.

Deve existir no registro do Sistema a chamada '\RTF\4121' e nela deve existir o valor diretoriotemp com o caminho padrão. Este caminho deve possui no fim o caracter '\'.

Gerando Documento

Para gerar documentos é necessário que realizemos a liberação de programas vinculados ao programa que queremos liberar essa funcionalidade. Através do registro do Sistema indicaremos o local de geração, visto em tópicos acima, para filtrar os modelos a serem exibidos.

Vinculando Programas

É necessário que vinculemos 2 programas: 4124 - Elaboração de Documentos - RTF, que irá gerar o modelo RTF; 4117 - Objetos Relacionados, onde poderemos visualizar os documentos rtf e outros relacionado ao registro corrente.

Indicando o local de geração do programa

Através do registro do Sistema iremos indicar para o programa que queremos gerar os RTFs qual o origem, local de geração destes documentos. Deve existir no registro do Sistema a chamada '\RTF\<código do nosso programa>' e dentro dele o valor tiporelatorio com o caracter identificando seu local de geração. Este caracter deve ser aquele mesmo que criamos no início dessa rotina, ao elaborar o modelo. Para permitir que no modelo utilizemos tabelas e/ou views diferentes da cadastrada no registro do nosso programa, podemos criar o valor tabelasql para a concatenação do modelo sql com a chave primária de nosso programa. Caso a tabela do programa esteja no nosso modelo de sql, não é necessário a existência desse valor.

Gerando Documento

Ao cliar no vinculado 4124 - Elaboração de Documentos - RTF, será exibida a lista com os modelos disponíveis para este programa (conforme descrito no tópico anterior).

Após o usuário dar um duplo clique sobre o modelo desejado, o sistema irá carregar o modelo e realizar a substituição das variáveis existentes no modelo pelos valores do registro atual. Essa alteração será feita tanto no corpo do documento quanto no cabeçalho ou no rodapé.

Após ser exibido o documento para o usuário, este pode modificar o documento, adicionando mais texto e/ou variáveis, que neste caso serão colocadas no documento já com seu valor substituído. Através do vinculado 4122 - Mostra/Esconde Cabeçalho/Rodapé do Documento, o usuário tem acesso ao cabeçalho e rodapé do documento, onde pode fazer as mesmas modificações. Através do vinculado 4125 - Salvar Documento, o Sistema irá salvar o modelo do documento gerado no banco de dados. Esse documento será salvo nas tabelas BLOB_INFO e BLOB_CONTEUDO.

Informações no Registro do Sistema

Da mesma forma que foi descrita no tópico 'Elaborando Modelo RTF', se faz necessário a existência de um diretório temporário para carregar e salvar os documentos. Esse diretório padrão é indicado no registro do Sistema e pode ser modificado pelo usuário através do label Diretório.

Deve existir no registro do Sistema a chamada '\RTF\4124' e nela deve existir o valor diretoriotemp com o caminho padrão. Este caminho deve possui no fim o caracter '\'.

Consultando Documentos

Através do programa 4117 - Objetos Relacionados o usuário tem acesso a visualizar quaisquer documento que estejam relacionados ao registro corrente do programa que o usuário está utilizando. Estes documentos pode ser tantos armazenados internamente no banco de dados como documentos armazenados fisicamente nas estações. Neste programa ficam armazenados todos os documentos RTFs que o usuário gera do programa 'Elaboração de Documentos RTF'.

Este programa possui 3 programas vinculados: 4118 - Carregar Documento, que permite ao usuário importar um arquivo para o registro selecionado, armazenando ele dentro do banco de dados; 4119 - Recuperar Documento, que permite ao usuário salvar esse arquivo fisicamente no banco de dados; 4120 - Visualizar Documento, que permite visualizar o documento (somente para os arquivos salvos fisicamente em estações).