670676
  1. Estrutura do Orçamento - Fixação Despesa
    1. Campos
    2. Nota
    3. Relatórios Vinculados

Estrutura do Orçamento - Fixação Despesa

Orçamento
Este programa deve ser configurado no início do exercício e durante a execução não deverá ser alterado.

Campos

Cronograma Mensal e Lançamentos Cronograma:
escolher a opção “7 - Sem Controle”. Este controle deve ser definido antes da execução, pois o sistema não deixa mais alterar se houver movimentação no exercício em vigor.

Cotas Orçamentárias:
se o ente optar em controlar as cotas orçamentárias, esse controle é feito conforme a fixação da despesa, devendo-se selecionar a opção “Sim” no campo “Cotas Orçamentárias”. Este controle pode-se mudar a qualquer hora, antes ou durante a execução orçamentária.

Tipo de Fixação da Despesa e Grau:
devem ser definidos antes de lançar o projeto do orçamento.

Controle CASP:
deve estar selecionado como “SIM”.

Liberação do Orçamento:
após realizar a exportação da versão do orçamento, caso o campo “Liberação Orçamento” esteja selecionado como “NÃO”, mas for necessária a utilização das dotações para o exercício seguinte, deve-se liberar o orçamento selecionando a opção “SIM”.

Bloqueia Empenho Retroativo:
Lista com as opções "Sim" e "Não" tendo o seu valor padrão como "Não", para bloquear ou avisar quando forem criados empenhos com data anterior as da existentes. Se estiver como "Sim" ele bloqueia e caso mantenha o "Não" ele dará apenas um aviso.

Nota

Quando houver reserva futura (originária de Pedido de Compra, Licitação, Ata e etc), devem ser cadastradas as dotações na tabela de Conversão Dotações ente Exercícios. Ao liberar o orçamento na Estrutura do Orçamento - Fixação Despesa o sistema alterará a situação da Reserva Futura para "Normal" (origem = Reserva Futura) e onde esta reserva estiver cadastrada o sistema preencherá, por exemplo, nos "Destinos dos itens" o número da dotação correspondente para o exercício informando (exercício destino).