690253

Alocação Automática de Custos

Custos
Programa que possibilita o cálculo de custos dos itens de custos do Órgão Público.

Criação da capa de cálculo


Para criar um cálculo, por favor, siga os passos abaixo:

1. Acesse pasta “Custos [Alocação]” e clique sobre o programa “Alocação Automática de Custos”.

2. Clique no botão “Criar” e preencha os dados a seguir:


• Competência*: é a competência (ano/mês) do cálculo. Campo obrigatório;

• Administração: é a administração do cálculo;

• Origem*: é a origem da despesa do item de custo. Campo obrigatório;

• Observação: campo de texto livre para escrever alguma informação adicional sobre o cálculo.


<font style="font-size:0.8em;"></font>

3. Clique no botão “Salvar”.

Atenção! Ao criar uma capa de cálculo, o sistema gera automaticamente um número de “Lote”, que corresponde ao número identificador do cálculo. O Lote é utilizado principalmente para localizar a capa de cálculo quando necessário.



Ações da alocação de custos


4. Para localizar um cálculo, clique no botão “Localizar”, digite o número do cálculo no campo “Lote” e clique no botão “Recuperar”.

5. Para excluir uma capa de cálculo, localize-a, em seguida, clique no botão “Excluir”. Somente poderão ser excluídos os cálculos que estiverem na situação “Incluído”.

6. Para cancelar uma capa de cálculo, localize-a, em seguida, clique no botão “Cancelar”. Não poderão ser cancelados os cálculos que estiverem na situação “Fechado”.

7. Para rodar um cálculo, localize-o, em seguida, clique no botão “Calcular”. Somente poderão ser rodados os cálculos que não estiverem cancelados ou fechados.



Fechar/abrir competência


A ação de fechar uma competência permite que os valores calculados nela sejam publicados no Portal Transparência. Para tanto, é preciso que além de estar calculada, a competência desejada esteja com o(s) cálculo(s) fechado(s).

É importante lembrar que ao fechar uma competência, não é possível fazer qualquer tipo de alteração no cálculo (calcular, abrir, entre outros).

8. Clique no botão "Fechar/Abrir Competência".

9. Informe a competência, a ação (abrir ou fechar) e confirme se os dados devem ser publicados no Portal Transparência (sim ou não).



<font style="font-size:0.8em;"></font>

10. Para confirmar a ação, clique em “Sim”. Para cancelar a ação, clique em “Cancela”.


Observações sobre a alocação automática de custos

11. Ao criar uma capa de cálculo por Origem, todos os itens de custo desta origem estarão incluídos no mesmo cálculo, dispensando a necessidade de criação de diversas capas de cálculo.

12. É possível gerar mais de um cálculo por competência, desde que os mesmos sejam sobre Itens de Custo diferentes.

13. Ao calcular, a situação da capa de cálculo é alterada para “Processando”, e o usuário pode continuar utilizando o sistema normalmente enquanto o cálculo é rodado.

14. Para verificar se a execução do cálculo foi finalizada, é preciso localizar a capa de cálculo novamente e verificar a Situação. Se ela estiver como “Calculado”, significa que o cálculo já terminou de rodar.

15. Um cálculo anterior será sempre sobrescrito pelo novo cálculo, possibilitando assim refletir a nova base de despesas atualizada desde que não esteja fechado.

16. Alterações e alocações feitas no programa “Conferência de Custos” não serão sobrepostas pelas regras automáticas de alocação do programa “Cálculo de Custos”.

17. Os Centros de Custos desativados não são considerados para a alocação dos valores.