690840

Cálculo Rateio Centro de Custos de Gestão

Custos
Programa que possibilita o rateio por Centro de Custo com classificação “Gestão” em outros Centros de Custos da estrutura cadastrada no sistema.

Descrição


Conceitualmente o rateio de centro de custos com classificação “Gestão” servirá para distribuir custos para os centros de custos que são considerados finais, ou seja, que prestam os serviços finais do Órgão Público. Este rateio é conceitual, e independe das regras de alocação de custos realizadas em DE PARA.

O resultado deste rateio será refletido em relatórios e análises que possibilitarão outra visão sobre os custos distribuídos na estrutura de Centro de Custos. É importante salientar que este processo é gerencial e opcional, e não vai interferir no custo aferido pelo cálculo, apenas servirá como uma forma de simular a distribuição do mesmo custo apurado pelo cálculo mostrando um cenário diferente de análise.

Os Centros de Custos desativados não são considerados para a alocação dos valores do rateio.



Criação do cálculo de rateio


1. Acessar “Custos [Projeções e Simulações]” e acessar o programa “Rateio de Centro de Custos de Gestão”.

2. Clicar no botão “Criar”.


<font style="font-size:0.8em;"></font>

3. Preencher a Competência do cálculo. O preenchimento do campo “Observação” é opcional, e os demais campos serão preenchidos automaticamente quando o cálculo for criado.


<font style="font-size:0.8em;"></font>

4. Após o preenchimento dos dados, é preciso clicar no botão “Salvar”.



Execução do cálculo de rateio


5. Para rodar o cálculo de rateio, deve-se clicar no botão “Calcular”.


<font style="font-size:0.8em;"></font>

6. Para verificar se o cálculo finalizou a execução, deve-se clicar no botão “Localizar”, inserir um dado para busca e clicar no botão “Recuperar”. Se for exibido o cálculo com a situação alterada automaticamente para “Calculado”, significa que a execução foi finalizada com sucesso.



Ações do cálculo de rateio


7. Para excluir o cálculo de rateio, deve-se localizar o cálculo desejado, clicar no botão “Excluir” e confirmar a exclusão.



<font style="font-size:0.8em;"></font>

8. Para cancelar o cálculo de rateio, deve-se localizar o cálculo desejado, clicar no botão “Cancelar” e confirmar o cancelamento.


<font style="font-size:0.8em;"></font>




Relatórios de Rateio de Centro de Custo de Gestão


Após a realização dos cálculos de rateio, é possível verificar os resultados através de relatórios.

9. Acessar Custos [Projeções e Simulações] e acessar o programa “Relatórios de Rateio de Centro de Custos de Gestão”.

10. Preencher os campos desejados para a exibição do relatório. Os campos sinalizados com um asterisco vermelho (*) são de preenchimento obrigatório.



<font style="font-size:0.8em;"></font>

11. Em seguida, clicar no botão “Relatórios” e selecionar o relatório desejado.



<font style="font-size:0.8em;"></font>

12. O relatório Analítico Rateio Centro de Custos de Gestão apresenta o valor total do custo por competência, centro de custo e item de custo.



<font style="font-size:0.8em;"></font>

13. O relatório Sintético Rateio Centro Custos de Gestão apresenta o valor total do custo por competência e por centro de custo.



<font style="font-size:0.8em;"></font>