691235

Alocação Automática de Receitas

Custos
Programa que possibilita o cálculo de receitas dos Itens de Receitas do Órgão Público.

Descrição

O programa “Alocação Automática de Receitas” possibilita o cálculo de receitas dos Itens de Receitas do Órgão Público. Neste programa o objetivo principal é gerar cálculos de acordo com as várias regras parametrizadas no sistema. O programa permite realizar a apuração das receitas dos itens de receita parametrizados, respeitando as regras de origens de dados de cada item e os parâmetros incluídos para cada item.

A rotina de cálculo poderá ser acionada a qualquer momento pelo usuário que tiver permissão de acesso ao programa. Desta maneira, é possível gerar cálculos para análise e conferência, ou então é possível gerar cálculos de fechamento da competência ou do exercício.

Cada cálculo gerado possui um identificador e há controle de logs, permitindo assim a segurança necessária e possível auditoria sobre os cálculos gerados durante o exercício.

O programa de apuração de receitas segue ideia de fluxo e permite as seguintes ações: Criar o cálculo (capa do cálculo), Calcular, Fechar e Abrir.

1. Acesse a pasta “Custos [Receitas vs Custos]” e clique sobre o programa “Alocação Automática de Receitas”.

2. Clique no botão “Criar” e preenchaer os dados a seguir:


Lote: é o lote do cálculo da receita gerado automaticamente ao criar um novo cálculo;

Competência: é a competência a qual o cálculo se refere;

Origem: é a origem do item da receita;

Item: é o item de receita ao qual se refere o cálculo;

Situação: é a situação atual do cálculo (Aberto, Calculado, Cancelado, Fechado, Incluído, Processando);

Inclusão: é data de inclusão do cálculo;

Usuário Inclusão: usuário que realizou a inclusão do cálculo;

Cálculo: data em que o cálculo foi acionado;

Usuário Cálculo: usuário que acionou o cálculo;

Fechamento: data de fechamento do cálculo;

Usuário Fechamento: usuário que fechou o cálculo;

Abertura: data da abertura do cálculo;

Usuário Abertura: usuário que realizou a abertura do cálculo.



<font style="font-size:0.8em;"></font>

Atenção! Ao criar uma capa de cálculo, o sistema gera automaticamente um número de “Lote”, que corresponde ao número identificador do cálculo. O Lote é utilizado principalmente para localizar a capa de cálculo quando necessário.

3. Clicar no botão “Salvar”.


Ações da alocação de receitas


4. Para localizar um cálculo, clique no botão “Localizar”, digite o número do cálculo no campo “Lote” e clique no botão “Recuperar”.

5. Para excluir uma capa de cálculo, localize-a, em seguida, clique no botão “Excluir”. Somente poderão ser excluídos os cálculos que estiverem na situação “Incluído”.

6. Para cancelar uma capa de cálculo, localize-a, em seguida, clique no botão “Cancelar”. Não poderão ser cancelados os cálculos que estiverem na situação “Fechado”.

7. Para rodar um cálculo, localize-o, em seguida, clique no botão “Calcular”. Somente poderão ser rodados os cálculos que não estiverem cancelados ou fechados.



Fechamento do cálculo de receitas


Quando o cálculo é fechado, os dados dele passam a estar disponíveis para publicação e oficialização. O resultado pode ser verificado nos relatórios gerenciais e também no BI-Custos.

8. Localize o cálculo desejado e clique no botão “Fechar”. Lembre-se que só é possível fechar os cálculos que estiverem nas situações “Calculado” e “Aberto”.

9. Confirme o fechamento do cálculo clicando no botão “Sim”.


<font style="font-size:0.8em;"></font>


Observações sobre a alocação automática de receitas


10. Ao criar uma capa de cálculo por Origem, todos os itens de receita desta origem estarão incluídos no mesmo cálculo, dispensando a necessidade de criação de diversas capas de cálculo.

11. É possível gerar mais de um cálculo por competência, desde que os mesmos sejam sobre Itens de Receita diferentes.

12. Ao calcular, a situação da capa de cálculo é alterada para “Processando”, e o usuário pode continuar utilizando o sistema normalmente enquanto o cálculo é rodado.

13. Para verificar se a execução do cálculo foi finalizada, localize a capa de cálculo novamente e verifique a Situação. Se ela estiver como “Calculado”, significa que o cálculo já terminou de rodar.

14. Um cálculo anterior será sempre sobrescrito pelo novo cálculo, possibilitando assim refletir a nova base de receitas atualizada desde que não esteja fechado.

15. Alterações e alocações feitas no programa “Conferência e Rateio de Receitas” não serão sobrepostas pelas regras automáticas de alocação do programa “alocação Automática de Receitas”.

16. Os Centros de Custos desativados não são considerados para a alocação dos valores.