70223
  1. Guia de Pagamento do Tomador
    1. 1. Geração da Guia de Pagamento
    2. 2. Consulta Guia de Pagamento
    3. 3. Impressão de 2ª Via da Guia de Pagamento

Guia de Pagamento do Tomador

Aplicativo para geração da guia de recolhimento do ISS por parte do tomador de serviços relativo às NFS-e emitidas. O acesso ao aplicativo Guia de Pagamento Tomador é restrito aos contribuintes tomadores da NFS-e, sendo que será exigido o certificado digital do usuário no momento do acesso. Importante: A exclusão de guias geradas deverá ser efetuada na Consulta Escrituração Tomador do ISS Eletrônico no sítio eletrônico da Prefeitura de Lajeado.

Observação: O imposto gerado poderá ser consultado pelo sítio eletrônico da Prefeitura de Lajeado na opção Serviços; ISSQN Eletrônico; Extrato ISSQN.

1. Geração da Guia de Pagamento

A geração da guia de pagamento do ISS deve ser efetuada informando no quadro “Identificação da Guia”, no campo:

  • Tomador - o nome do tomador do serviço. Deverá ser selecionado na lista existente. Caso exista um grande número de empresas vinculadas àquele usuário, pode-se digitar, na caixa constante na tela, o nome da empresa.

Após a seleção do tomador do serviço, deve-se clicar no botão Gerar Guias Tomador. Serão apresentadas, na tela, todas as NFS-e daquele responsável tributário que não possuem guia de pagamento emitida. Depois de selecionar as NFS-e que farão parte de uma guia, deve-se clicar no botão “Gerar Guia”. O sistema apresentará tela com as informações sobre o imposto gerado:

  • Dívida Vencida - informa o valor do imposto já vencido, da guia gerada;
  • Dívida à Vencer - informa o valor do imposto a vencer, da guia gerada;
  • Identificação - apresenta a inscrição municipal do prestador do serviço;
  • Tributo - apresenta o tipo de imposto, o exercício, o mês e o número da guia gerada para aquela competência do tributo. Ex: ISSV-2011/4-3 (Iss Variável, competência abril de 2011, terceira parcela gerada para esta competência;
  • Vencimento - data de vencimento do imposto da guia gerada;
  • Base de Cálculo - valor da base imponível do ISS, relativo às NFS-e incluídas na guia gerada;
  • Valor Original - valor do imposto devido sem eventuais acréscimos por atrasos no recolhimento.
  • Valor Atual - valor do imposto devido com acréscimos por atraso no recolhimento. O valor informado está atualizado até a data da consulta.
  • Situação - Informa se o tributo relativo à guia de pagamento está lançado ou pago.

Paralelamente, a apresentação destes campos, será apresentada na parte superior da tela “os botões”:

  • Detalhes Guia Tomador- apresenta informações sobre o prestador de serviços, a competência, as NFS-e, os tomadores de serviços e o pagamento relativo a guia consultada.
  • Carnê Retenção ISS - emite a DARM para pagamento da guia consultada.

Para impressão da guia, deve-se selecionar a guia desejada e clicar no botão “Carnê Retenção ISS”. Após, será apresentada tela onde deverá ser informado:

  • Data de Correção - data de vencimento da guia. Caso a data informada seja menor que a do vencimento legal, o sistema adotará a data limite prevista na legislação como data de vencimento. Se a data for superior a data de vencimento legal, o sistema adicionará os acréscimos legais até a data informada.

Após a inclusão da data e clicando-se no botão Imprimir será apresentada a guia na tela. A guia poderá ser impressa ou salva em pasta do computador.

1.1. Seleção das NFS-e para geração da guia de pagamento

A geração da Guia de Pagamento do ISS requer a seleção das NFS-e que constarão na guia. Para a seleção de todas as NFS-e constantes na lista, pode-se clicar com o botão direito do mouse sobre uma das notas e selecionar a opção “Selecionar Todos”. Pode-se, também, utilizar a mesma opção para cancelar a seleção de todas as NFS-e de uma única vez.

Observação: Esta seleção marcará todas as notas existentes, independente de constarem em telas distintas. Outra forma de selecionar as NFS-e é utilizando-se a tecla shift e clicando com o botão esquerdo do mouse sobre a nota (esta forma permite a seleção de um intervalo de notas) ou utilizando a tecla Ctrl e clicando com o botão esquerdo do mouse sobre a nota (esta forma permite a seleção intercalada de notas).

Observação: Caso existam NFS-e com competências distintas em uma mesma seleção, o sistema irá gerar guias separadas.

2. Consulta Guia de Pagamento

A partir do aplicativo Guia Pagamento Tomador poderá ser efetuada consulta das guias de ISS geradas. A consulta da guia de pagamento do ISS deve ser efetuada informando-se no quadro “Identificação da Guia”, no campo:

  • Tomador - o nome do tomador do serviço. Deverá ser selecionado na lista existente. Caso exista um grande número de empresas vinculadas àquele usuário, pode-se digitar, na caixa constante na tela, o nome da empresa.

Após a seleção do tomador do serviço, deve-se clicar no botão “Consulta de Guias” para apresentação, na tela, das guias emitidas. Selecionando-se a guia desejada e clicando-se no botão “Detalhes Guia Tomador” serão apresentadas as informações relativas àquela guia, descritas nos títulos a seguir.

2.1. Link Detalhes Retenção

  • Número Retenção - informa o número da escrituração, da guia gerada;
  • Data Geração - informa a data da geração da guia;
  • Competência - informa o ano e mês que foram emitidas as notas incluídas na guia gerada;
  • Inscrição - informa o número de inscrição do cadastro do tomador na Prefeitura, quando existente;
  • CNPJ/CPF - informa o número do CPF/CNPJ do Contribuinte responsável pelo recolhimento do imposto retido na guia gerada;
  • Responsável - informa o nome do Contribuinte responsável pelo recolhimento do imposto retido na guia gerada;
  • Observação - quando se tratar de ISS retido registrado em guia gerada a partir de NFS-e, constará a informação NFS-E;

2.2. Link Detalhes Itens

Apresenta, por prestador, as notas fiscais emitidas com as seguintes informações:

  • Descrição Atividade - apresenta a descrição do item da lista de serviços informado na NFS-e;
  • Valor Nota - informa o valor bruto da operação registrada na NFS-e consultada;
  • Valor Retido - valor do ISS retido da nota emitida.
  • Alíquota - informa o valor da alíquota aplicada na operação registrada na NFS-e consultada;
  • Nota Fiscal/Contrato - informa o número da NFS-e selecionada;
  • Valor Retido - informa o valor do ISS retido na operação, cuja responsabilidade de recolhimento é do Tomador do serviço;
  • Descrição Serviço – mostra a natureza da operação da nota fiscal.

3. Impressão de 2ª Via da Guia de Pagamento

A partir do aplicativo Guia Pagamento Prestador poderá ser efetuada impressão de 2ª via da guia de pagamento, com valores atualizados para pagamento fora do prazo. A impressão de 2ª via da guia de pagamento do ISS deve ser efetuada informando-se no quadro “Identificação da Guia”, no campo:

  • Tomador - o nome do tomador do serviço. Deverá ser selecionado na lista existente. Caso exista um grande número de empresas vinculadas àquele usuário, pode-se digitar, na caixa constante na tela, o nome da empresa.

Após a seleção do tomador do serviço, deve-se clicar no botão Consulta de Guias para apresentação, na tela, das guias já emitidas.

Selecionando-se a guia desejada e clicando-se no botão Carnê Retenção ISS, na parte superior da tela, será apresentada tela onde deverá ser informado:

  • Data de Correção - data de vencimento da guia. Se a data for superior a data de vencimento legal, o sistema adicionará os acréscimos legais até a data informada.

Selecionando-se a guia desejada e clicando-se no botão Imprimir será apresentada a guia na tela. A guia poderá ser impressa ou salva em pasta do computador.