Mecanismos de Integração Assincrona

Informações gerais quanto a integração RH

Funcionamento: - Os cadastros integrados com o RH (funcionários), somente poderão ser alterados via sistema de RH. No momento em que uma ação de alteração, exclusão ou inclusão de dados na tabela de funcionários for executada, a ação será registrada em uma fila e processada de forma assíncrona. O tempo para a ação ser processada pode demorar até 3 minutos*, após a ação ser processada, os dados serão sincronizados com as informações do Cadastro Geral.

  • Se a quantidade de registros alterados for muito grande (por exemplo alguma atualização em lote), esse tempo pode ser maior.

Quando um cadastro for incluído no RH, a integração irá verificar se o cadastro já existe no ERP (utilizando como chave para consulta o CPF), se o cadastro já existir, ele será atualizado com as informações do RH, se não existir, será incluído.

No momento em que um funcionário é desligado, o cadastro deixa de ser integrado, a situação dele volta a ser ativa no ERP e os dados são liberados para edição. Futuras alterações no cadastro do RH não serão integradas. Os dados de matricula, cargo, setor e função serão mantidos no ERP para efeitos de histórico (necessário também para que os dados sejam exibidos corretamente no portal da transparência).

Dados atualizados com a integração: - Nome, CPF, endereço (estado, cidade, logradouro, bairro, cep, número e complemento), identidade, órgão expedidor, data de nascimento, sexo, nome da mãe, telefone, celular, e-mail, dados bancários (banco, agência e conta), matrícula, cargo, setor e função.

Benefícios: - Os dados dos funcionários estarão idênticos em todos módulos do sistema, reduz o retrabalho dos usuários proporcionando estrutura mais dinâmica e consistente dos dados. Por consequência disto, obtém-se maior eficiência nos serviços da Prefeitura.

Consequências iniciais: - Ao ligar a integração o sistema irá sincronizar todos cadastros, portanto todos dados constantes no cadastro de funcionários irão migrar para os correspondentes no cadastro geral, utilizando como chave o nr. de CPF.

É fundamental que a base de dados dos funcionários seja íntegra e confiável, caso contrário irá prejudicar pontualmente o cadastro geral que estiver integrado. É sugerido que o cliente antes de efetuar a sincronização cadastral ao ligar a integração, pratique a higienização dos dados evitando possíveis transtorno decorrentes, podemos auxiliar no processo efetuando levantamentos, na medida que for necessário.