691468

Conferência e Rateio de Receitas

Custos
Programa que possibilita a conferência dos cálculos de Receitas.

Descrição

Este programa possibilita a conferência dos cálculos de Receita. Ao rodar a rotina de cálculo de receitas o sistema vai recuperar registros de receita que devem ser considerados, através dos parâmetros dos itens de receitas. Estes registros serão recuperados das origens da receita. Neste momento, o sistema vai aplicar um conjunto de regras automáticas para alocar as receitas aos locais gerenciais da estrutura de centro de custos (compartilhada entre custos e receitas).

O programa de “Conferência e Rateio de Receitas” será utilizado para que o usuário possa verificar as receitas recuperadas e as alocações automáticas de locais realizadas pelo sistema. Assim, será possível homologar o cálculo ou então preceder ajustes e rateios necessários para que os registros de receita fiquem fiéis aos entendimentos da gestão.

Nos casos de cálculo fechado, não será possível alterar os registros de rateio neste programa. Todas as alterações realizadas neste programa serão sempre sobrepostas às regras automáticas de alocação constantes no cálculo.

Desta forma, fica garantida a consistência de que o trabalho realizado neste programa não será sobreposto por outras regras do sistema.

É importante que as alterações realizadas neste programa somente surtirão efeito nos relatórios e dashboards quando o cálculo for classificado com a situação “Fechado”. Desta forma, há possibilidade de que a manutenção dos registros de receitas ocorra sem necessidade de publicar em tempo real os rateios realizados.

1. Acesse “Custos [Receitas vs Custos]” e acesse o programa “Conferência e Rateio de Receitas”.

2. Clique no botão “Localizar”, preencha a Competência e o Item de Receita desejado.

3. Clique no botão “Recuperar”.



<font style="font-size:0.8em;"></font>

Observação! O programa vai mostrar registros para a competência quando existir algum cálculo com a situação “Calculado”, pois esta situação permite alterações e ajustes. Nos casos de cálculo “Fechado”, os mesmos são visualizados, porém, não poderão ser manipulados.

Observação! Enquanto usuário não selecionar o campo ALOCADO, o campo ocorrência ficará bloqueado.

3. Os dados serão exibidos conforme a tela abaixo:


<font style="font-size:0.8em;"></font>

4. Para utilizar uma regra de rateio cadastrada anteriormente, selecione os registros desejados, clique no botão “Reutilizar Rateio”, informe o número do rateio que será reutilizado e clique em “Confirmar”.


<font style="font-size:0.8em;"></font>

5. Para desfazer rateios, retirando as alocações realizadas, selecione os registros desejados, clique no botão “Desfazer rateio” e clique em "OK".

6. Para buscar um registro cadastrado, digite parte da palavra ou número. Ao selecionar outro campo ou pressionar a tecla TAB, o sistema reduzirá em tela sua busca. Ao clicar em “Recuperar” sem inserir nenhum dado, a tela exibirá todos os registros.



<font style="font-size:0.8em;"></font>



Filtro conferência e manutenção de Receitas


O Filtro possibilita recuperar registros por meio de filtros padrão sobre os registros calculados.

7. Ao acessar o programa Conferência e Rateio de Receitas, clique no botão “Filtro” (ícone da lupa).


<font style="font-size:0.8em;"></font>

8. Preencha a Competência e os demais campos de sua preferência pra fazer a pesquisa. Em seguida, clique no botão “Localizar”.


<font style="font-size:0.8em;"></font>

9. Aba Conferência Receitas: esta aba apresenta opções gerais de pesquisa para aplicar no filtro, lembrando que a Competência é um campo de preenchimento obrigatório.


<font style="font-size:0.8em;"></font>

10. Aba Itens de Receitas: nesta aba do filtro, também é possível realizar uma seleção específica pelos Itens de Receitas e pela situação atual (ativo ou não).


<font style="font-size:0.8em;"></font>

11. Aba Estrutura Centro de Custos: nesta aba do filtro, também é possível realizar uma seleção específica na Estrutura de Centro de Custo, filtrando pelo tipo (se Unidade ou Centro de Custo), classificação e situação atual.


<font style="font-size:0.8em;"></font>

12. Em todas as abas, após aplicar o filtro, é possível escolher quais registros devem ser exibidos na tela de Conferência e Manutenção de Receitas. Para visualizar somente alguns registros específicos, selecione-os clicando sobre eles e mantendo pressionada a tecla Ctrl do teclado.


<font style="font-size:0.8em;"></font>

13. Clique no botão “Retornar”.


<font style="font-size:0.8em;"></font>

14. Serão exibidos somente os registros selecionados.


<font style="font-size:0.8em;"></font>

15. Para exibir todos os registros filtrados, clique no botão “Retornar todos”.

16. Serão exibidos todos os registros.


<font style="font-size:0.8em;"></font>



Ocorrências da Alocação Automática de Receitas


17. Alocado Automaticamente: realizado através das parametrizações do DE PARA – Local Receita.

18. DE PARA não cadastrado: existe o local da receita no documento da receita, porém o DE PARA do Local não foi parametrizado.

• Solução: parametrizar o Local a um Centro ou Unidade de Custo e recalcular.
Caso o Local não for específico de nenhum Centro ou Unidade de Custo, a alocação poderá ser feita manualmente no programa “Rateio de Receitas”.

19. Rateio Cadastrado: quando a alocação é realizada manualmente através do programa vinculado “Rateio de Receitas”.

20. Rateio Desfeito: quando a receita já havia sido alocada para algum Centro ou Unidade de Custos de forma automática ou manual e foi desfeito através da ação “Desfazer rateio”.

21. Destino não preenchido: quando o Local da receita não foi informado no documento da receita.

• Solução:
realizar a alocação manualmente no programa vinculado “Rateio de Receitas”.