6316

Nota de Compra

Materiais
Permite o cadastramento das notas de compra de produtos, bens e serviços, realizando a entrada quantitativa e financeira no almoxarifado, recalculando o preço médio dos materiais e possibilitando a geração dos bens móveis para os materiais permanentes.

  1. Nota de Compra
    1. Nota de Compra
    2. Demais funcionalidades atreladas a vinculados
      1. Nota Compra
      2. Bens da Nota
      3. Cláusulas do documento
      4. Emitir Requisição da Nota de todos os itens da nota de compra
      5. Importar Itens da Ordem/Empenho
      6. Itens
      7. Itens da Nota de Compra - Patrimônio
      8. Liberar Itens
      9. Multas e Juros da Nota
      10. Alterar Movimento
      11. Transferir itens da nota
      12. Atualizar
      13. Estornar
      14. Libera Sit. Tombamento
      15. Remover Nota
      16. Transferência de Almox
      17. Alterar Número/Série
      18. Filtro Nota Compra
    3. Relatórios

Nota de Compra

Passos cadastramento
Inclusão da Nota
Inserir um novo registro e informar os campos obrigatórios*. A nota será criada na situação Digitada
Inserir os Itens
Inserir os produtos adquiridos pela nota, informando os Itens da Nota de Compra ou importando os itens a partir da Ordem de Compra ou Empenho.
Atualizar a Nota
Após clicar na ação 'Atualizar' que irá efetuar a entrada dos materais no estoque modificando a situação para Atualizada
Gerar Tombamento
Caso a nota adquira produtos permanentes, deve ser realizado a geração dos tombamentos através do programa Itens da Nota - Patrimônio, que modificará o campo Tombamentos para Realizados
Estorno da Nota
Caso a nota tenha que ser estornada, pode ser acionada a ação Estornar que irá modificar a situação para Estornada


<font style="font-size:0.8em;"></font>




Demais funcionalidades atreladas a vinculados

Nota Compra

Aba principal da transação que apresenta as informações da nota.

Bens da Nota


Cláusulas do documento


Emitir Requisição da Nota de todos os itens da nota de compra


Importar Itens da Ordem/Empenho


Itens


Itens da Nota de Compra - Patrimônio


Liberar Itens

Liberar Itens Liberar Itens

Multas e Juros da Nota


Alterar Movimento

Programa responsável por alterar a data de movimentação da nota (Entrada de material/Estorno de entrada do material). Só pode realizar operações se a nota estiver Atualizada ou Estornada, além disto somente altera a movimentação para estoques com o ano/mês em aberto no programa Fechamento mensal do estoque.

Transferir itens da nota

Transferir itens da nota Programa responsável por transferir o quantitativo adquirido para outros almoxarifados que o usuário possua permissão.

Atualizar

Ação vinculada responsável por realizar a entrada do material no estoque do almoxarifado. No momento da atualização da nota pode ser solicitada a data do lançamento da movimentação da nota (conforme configuração do Sistema) ou realizado o lançamento na data do dia. Esse procedimento realiza a entrada dos quantitativos no estoque, assim como o valor financeiro da compra. Também é realizado o cálculo do preço médio, utilizando a média ponderada, para o almoxarifado ou grupo do almoxarifado. Para que a atualização seja possível, é necessário que o ano/mês da data de atualização esteja aberto no programa Fechamento mensal do estoque do respectivo almoxarifado cadastrado na nota.

Estornar

Ação vinculada responsável por realizar a saída do material no estoque do almoxarifado. No momento do estorno da nota pode ser solicitada a data do lançamento da movimentação da nota (conforme configuração do Sistema) ou realizado o lançamento na data do dia. Esse procedimento realiza a saída dos quantitativos no estoque, assim como o valor financeiro da compra. Conforme parametrização também pode ser realizado o cálculo do preço médio, utilizando a média ponderada, para o almoxarifado ou grupo do almoxarifado. Para que o estorno seja possível, é necessário que o ano/mês da data de estorno esteja aberto no programa Fechamento mensal do estoque do respectivo almoxarifado cadastrado na nota. Após a nota ser estornada ela não poderá mais ser utilizada, tampouco é permitido o lançamento de uma mesma nota com mesmo número, série e fornecedor. Para isto, após o estorno, deve ser realizado a ação Remover Nota. Caso o cliente esteja trabalhando com método de entrada por PEPS ou UEPS, é necessário que os quantitativos inseridos pela nota estejam disponíveis no estoque, não podendo ser quantitativos de outras notas.

Libera Sit. Tombamento

Ação responsável por realizar a liberação da situação da nota quando os Bens foram tombados no controle patrimonial. Esta ação só poderá ser executada quando os bens tiverem sido removidos do controle patrimonial.

Remover Nota

Ação responsável por excluir uma nota de compra do sistema. Este programa só exclui uma nota que estiver na situação Estornada. Após a remoção é possível a inclusão de uma nova nota com mesmo número, série e fornecedor.
Importante A remoção da nota não remove os registros históricos de entrada e saída dos materiais do almoxarifado.

Transferência de Almox

Ação responsável por realizar uma transferência para outro almoxarifado dos itens que foram incluídos a partir desta nota de compra no sistema.

Alterar Número/Série

Ação vinculada responsável por realizar a alteração da numeração da nota, da sua série e dos registros vinculados a esta informação.

Filtro Nota Compra

Programa responsável por realizar a filtragem de notas de compra cadastradas no sistema por diversos dados informados.



Relatórios