690365

Rateio de Custos

Custos
Este programa permite realizar a alocação dos custos selecionados no programa "conferência e rateio de custos" à uma (ou mais) Unidades Gerenciais de Custos.

Descrição

É possível fazer a alocação dos custos selecionados a uma (ou mais) unidade(s) gerencial(is) de custos da estrutura de centro de custos, realizando a manutenção das alocações automáticas realizadas pelo sistema.

É importante ressaltar que esta nova alocação receberá um código único de rateio, para identificar todos os registros que foram alocados manualmente neste programa, sendo um registro de rateio único para todos os registros selecionados.

Para realizar um rateio manual, por favor, siga os passos abaixo:

1. Selecione os registros desejados, pouse o mouse em “Vinculados” e clique em “Rateio de Custos”.
<font style="font-size:0.8em;"></font>

2. Selecione o tipo de rateio desejado.

<font style="font-size:0.8em;"></font>




    RATEIO POR PERCENTUAL:

3. Selecione o tipo de rateio “Percentual”, digite o nome ou o código da unidade ou centro de custo no campo com esta denominação.
    No campo percentual, digite o percentual de rateio para a unidade de custo selecionada e clique no botão “+”.
    Esse processo deve ser repetido para incluir todas as unidades desejadas, lembrando que o percentual de rateio deve totalizar em 100%.
    Em seguida, clique no botão “Inserir Rateio”.

<font style="font-size:0.8em;"></font>




    RATEIO POR MÉTRICA:

4. Selecione o tipo de rateio “Métrica”, escolha a unidade de medida e a regra de rateio, conforme previamente cadastrados.
    Em seguida, digite o nome ou código da unidade de custo e clique no botão “+”, adicione a quantidade de unidades de custo conforme desejado.
    Para finalizar, clique no botão “Inserir Rateio”.

    Observação: o percentual de rateio é aplicado automaticamente para cada unidade de custo de acordo com os parâmetros de unidade de medida e regra de rateio selecionados.

<font style="font-size:0.8em;"></font>




5. Para excluir uma unidade de custo incluída no rateio, clique no botão “-“ da coluna “Remover” e clique no botão “Inserir Rateio”.

    Atenção!
    Se forem selecionados mais de um registro e esses possuírem rateios diferentes, ao inserir um novo rateio, os rateios anteriores serão perdidos.
    Se forem selecionados mais de um registro e esses possuírem o mesmo rateio, será necessário excluir as alocações da tela, utilizando o botão “-“ e então incluir as novas alocações.

6. Após realizar o rateio, é possível visualizá-lo na tela do programa conferência e rateio de custos.
    Para tanto, pouse o mouse sobre a ocorrência ou sobre o número do rateio, e então será exibido o percentual para cada unidade de custo.

<font style="font-size:0.8em;"></font>