690358

Conferência e Rateio de Custos

Custos
Programa que permite que o usuário verifique os cálculos executados e as alocações automáticas de locais realizadas pelo sistema.

Descrição

O programa “Conferência e Rateio de Custos” permite que o usuário verifique os cálculos executados e as alocações automáticas de locais realizadas pelo sistema.

Desta forma, será possível homologar o cálculo ou então proceder com os ajustes e rateios necessários para que os registros de Custos fiquem fiéis aos entendimentos da Gestão de Custos do Órgão.

Sempre que um novo cálculo sobre Origem de Custo for gerado para a competência selecionada, o programa vai apresentar os registros de Custos para conferência.



Acessando Conferência e Rateio de Custos


1. Acesse “Custos [Alocação]” e acesse o programa “Conferência e Rateio de Custos”.

<font style="font-size:0.8em;"></font>



2. Clique no botão “Localizar”

<font style="font-size:0.8em;"></font>



3. Preencha a competência e o Item de Custo desejado. Clique no botão “Recuperar”.

<font style="font-size:0.8em;"></font>


Observação: o programa vai mostrar registros para a competência quando existir algum cálculo com a situação “Calculado”, pois esta situação permite alterações e ajustes. Nos casos de cálculo “Fechado”, os mesmos são visualizados, porém não poderão ser manutenidos.



4. Para buscar um registro cadastrado, digite parte da palavra ou número. Quando for selecionado outro campo ou pressionar a tecla TAB, reduzirá em tela sua busca. Ao clicar em “Recuperar” sem inserir nenhum dado, a tela exibirá todos os registros.

5. Os dados serão exibidos conforme a tela abaixo:

<font style="font-size:0.8em;"></font>




6. Para utilizar uma regra de rateio cadastrada anteriormente, selecione os registros desejados, clique no botão “Reutilizar Rateio”, informe o número do rateio que será reutilizado e clique em “Confirmar”.
<font style="font-size:0.8em;"></font>




7.Para desfazer rateios, retirando as alocações realizadas, selecione os registros desejados, clique no botão “Desfazer rateio” e clique em OK.

<font style="font-size:0.8em;"></font>

Importante

Todas as alterações realizadas neste programa serão sempre sobrepostas às regras automáticas de alocação de Custos constantes no cálculo. Desta forma, fica garantida a consistência de que o trabalho realizado neste programa não será sobreposto por outras regras do sistema, pois os registros serão armazenados em duas bases (tabelas de banco de dados) diferentes: uma base será utilizada para ajustes da conferência e outra base para relatórios e dashboards (apenas quando o Cálculo estiver fechado).

As alterações realizadas neste programa somente surtirão efeito nos relatórios e dashboards quando o cálculo for classificado com a situação Fechado. Desta forma, há possibilidade de que a manutenção dos registros de Custos ocorra sem necessidade de publicar em tempo real os rateios realizados.



Ocorrências da Alocação Automática de Custos


8. Alocado Automaticamente: realizado através das parametrizações dos DE PARA (Local Patrimonial e RH).

9. DE PARA não cadastrado: existe o local da despesa no documento da despesa, porém o DE PARA do Local não foi parametrizado.

• Solução: parametrizar o Local a um Centro ou Unidade de Custo e recalcular. Caso o Local não for específico de nenhum Centro ou Unidade de Custo, a alocação poderá ser feita manualmente no programa “Rateio de Custos”.

10. Rateio Cadastrado: quando a alocação é realizada manualmente através do programa vinculado “Rateio de Custos”.

11. Rateio Desfeito: quando o custo já havia sido alocado para algum Centro ou Unidade de Custos de forma automática ou manual e foi desfeito através da ação “Desfazer rateio”.

12. Destino não preenchido: quando o Local da despesa não foi informado no documento da despesa.

• Solução: realizar a alocação manualmente no programa vinculado “Rateio de Custos”.

13. Rateio Automático: realizado através das parametrizações das regras de rateio pré-estabelecidas.

14. Métrica não cadastrada: quando não há métrica cadastradas para o Centro de Custo no período desejado.

• Solução: cadastrar a métrica manualmente no programa "Estrutura Centro de Custos", vinculado "Cadastro Métricas - Custos" ou importar um arquivo de métricas através da ação "Importar métricas".

15. Centro de Custo Desativado: quando um Centro de Custo é desativado no programa "Estrutura Centro de Custos", vinculado "Detalhes do Registro", Ativo "Não".