28003
  1. Tipos de Processo
    1. Campos
    2. Vinculados
    3. Relatórios

Tipos de Processo

Controle de processos
Este módulo permite a administração dos tipos de processo existentes. É possível inserir, editar e remover qualquer um dos tipos existentes através desta janela.
Define-se também, qual o Departamento Origem e o Departamento Final para cada tipo de processo.

Campos

Grupo
O grupo definido no cadastramento do tipo de processo é muito importante, pois através dele será definido o tipo de numeração que o sistema vai seguir (única ou não única). Isto significa que grupos distintos seguem numerações paralelas

Prazo
Neste campo define-se o prazo para andamento deste tipo de processo

após decorrido o prazo, o processo será considerado "Atrasado"
Visibilidade
Controle de visibilidade de informações

o campo de Visibilidade das informações do requerente pode ser ligado/desligado. Quando ligado, avalia o perfil de cada usuário verificando se possui acesso restrito ou completo aos dados do requerente.
Confirmação
Confirmação de recebimento

o campo "Confirmação" realiza uma função importante para controle do andamento do processo. Este campo obriga que o processo seja considerado como parte do departamento para onde foi enviado apenas após a confirmação do seu recebimento. Isto implica que os prazos sejam aplicados a partir do momento em que tal confirmação seja feita. Esta opção é muito útil no caso de processos que contêm documentação em papel que deve ser transferida fisicamente de um departamento para outro.
Retroatividade
Habilita/bloqueia abertura retroativa

se este campo for marcado, permitirá abrir ou encaminhar um processo com data retroativa. Normalmente utilizado durante o processo de implantação.
Horário Limite
Limite para abertura de processos

em alguns casos, é desejável estabelecer um horário limite para a abertura de um processo de certo tipo. Para isso, o sistema pode aceitar o cadastro de um novo processo na data e horário atual mas registrá-lo com uma data e horário pré-definidos, pois só poderá ser examinado quando o horário for válido novamente (no dia seguinte, por exemplo).
Projeção
Tipo de projeção da data

A data pode ser projetada apenas para dias úteis por exemplo: digamos que um certo tipo de processo deva ser inscrito apenas durante o horário bancário. Um horário máximo seria de 16hs e horário de reabertura das 10hs. Os campos 'Horário Limite' e 'Projeção' configuram esta situação.
Encerramento Automático
Com este campo ativado é possível fazer com que determinado tipo de processos, combinado a um departamento final, seja encerrado automaticamente.

Para tanto, é preciso determinar as situações possíveis de encerramento ('Arquivado', 'Deferido', etc.) na tabela de Situações e selecionar a opção "Não" na coluna "Pendente?". Caso o tipo em questão tenha a "Confirmação" ativada, todos os processos encaminhados ao Departamento Final, com alguma situação que indique o encerramento, só serão encerrados após a confirmação de recebimento do Departamento Final (no exemplo, o setor de Arquivo).
Departamento Final
O campo 'Departamento final' indica o destino final para os processos de um certo tipo.

Isto significa que um processo só poderá ser encerrado quando sua tramitação chegar até o departamento indicado neste campo.
Departamento Origem
O campo 'Departamento Origem' define o departamento padrão para a abertura de processos deste tipo de processo

Caso o usuário possua configurações mais específicas no seu perfil para determinar o departamento origem em certo tipo de processo, este campo não será utilizado.
Vale lembrar que em Permissões de Usuários são administrados privilégios de acesso em tipo e departamento do processo para cada usuário existente.
Texto do e-mail
Título do template utilizado para descrever o texto do corpo do e-mail

Categoria
Permite definir a que grandes categorias de sistemas do ERP o processo pertence

As principais categorias são: Administrativo, Compras, Documentos, Jurídico, Legislativo, Ouvidoria, Protocolo Geral, Serviços e Tributário. Ao escolher, por exemplo, que um processo pertence a Categoria Legislativo, o sistema permitirá que inclusão do número de "Matéria" nas Aberturas de Protocolo


Vinculados

Grupos Assunto do Tipo Permite vincular os grupos de assunto existentes ao tipo de processo selecionado