687117

Comprovantes

Módulo Empenho
Aba para inclusão dos Comprovantes (Notas Ficais, Recibos, Contas, Títulos, Impostos, Bilhetes de passagens, Faturas, Cupons Fiscais, etc.) referente a liquidação que está sendo incluída. Os comprovantes têm sua origem através de inclusão manual no programa Recebimento de Comprovante, e também podem ser gerados através dos programas Lote Serviços (Situação = Integrado), Nota de Compra (Situação = Atualizada) e Lote Jetton (Situação = Integrado).

O documento de comprovação (Numero/Série) de uma liquidação é obrigatório para a correta geração dos arquivos de Prestação de Contas (Exemplo: Siapc/Pad-TCE/RS, Sfinge-TCE/SC).

  1. Comprovantes
    1. Comprovantes
    2. Funcionamento
    3. Regras e Consistências

Comprovantes



<font style="font-size:0.8em;"></font>

Funcionamento

Para vincular um comprovante na Liquidação, o usuário deve seguir os seguintes passos:

1º - Após acessar a Aba Comprovantes o usuário irá clicar em [INCLUIR ITENS];
2º - Vai listar os Comprovantes do Credor/Fornecedor do Empenho que está sendo Liquidado (ver topico Regras);
3º - Após selecionar o comprovante (s) deve clicar em [INCLUIR];
4º - Após anexar o comprovante, o usuário poderá editar o campo Valor do Comprovante, no caso de pagamento com mais de um empenho.

Para trazer somente os tipos de comprovantes que podem ser vinculados, o sistema olha para as seguintes tabelas:



Regras e Consistências

Para vincular comprovantes na Liquidação, o sistema faz as seguintes consistências:

  • Na liquidação o campo Competência é sempre referente a EMISSÃO da nota fiscal.

  • Ao vincular um comprovante de Pessoa Jurídica (PJ) na liquidação, vai permitir vincular notas não apenas do mesmo CNPJ do credor do empenho, mas também olhará os 8 primeiros dígitos do CNPJ (raiz do CNPJ), ou seja vai permitir se for Nota de uma empresa Filial.

  • O sistema vai aceitar Comprovantes (notas fiscais) com data anterior a data de empenho, mediante nota explicativa. Ou seja, ao FECHAR a liquidação o sistema vai aceitar este comprovante desde que esteja preenchido o campo Nota explicativa na aba informações complementares.