685054
  1. Liquidação
    1. Abas
    2. Funcionamento
    3. Nota
    4. Nota (Tribunais)
    5. Nota (Obrigatório para SC)
    6. Nota (PM Lajeado)
    7. Nota (para Mauá)
    8. Nota (para Imbé)
    9. Nota (PM Santa Cruz)

Liquidação

Empenho
Permite entrada de liquidação de empenhos ou restos a pagar.

Processo de empenho e liquidação de pagamentos


<font style="font-size:0.8em;"></font>

Abas

Informações

Informações Complementares

Retenções

Recebimento de Comprovante

Beneficiários

Ordem de Pagamento



Funcionamento

Existem duas maneiras de efetuar uma liquidação: manualmente pela tela de liquidação ou através do Lote de Recebimento de Comprovante

Para fazer uma liquidação o sistema olha para as seguintes tabelas:
- Tabela vínculo plano da despesa: a cada rubrica seja ela sintética ou analítica informar seu código de liquidação (quando mais desmembrado for as contas do exercício a pagar melhor será para classificar a liquidação).
- Classe Credor: conforme a classe do credor informar a conta da liquidação correspondente;
- Categoria de Empenho: cadastrar de acordo com a categoria o código da liquidação;
- Default: preencher o código contábil da liquidação, pois se as tabelas anteriores não tiverem preenchidas ele fornecerá o código cadastrado no órgão integra contabilidade;
- Preencher manualmente se não houver nenhuma dessas tabelas informadas, pois é obrigatório o código contábil na liquidação;

Importante Os adiantamentos informar a conta de Passivo Compensado para o código Padrão, a contra-partida e informar se irá gerar o adiantamento automático, assim quando emitir o empenho informado a categoria (2-adiantamento/suprimentos de fundos, 3-subvenção, 4-auxílios e 5-contribuição) o sistema irá sugerir essas contas para fazer o lançamento de crédito e a contrapartida para fazer o lançamento de débito.



Nota

Se o empenho estiver marcado como insuficiência financeira, o sistema não deixa fazer sua liquidação.
O sistema não deixa excluir a liquidação, se já foi feita alguma movimentação posterior. Ex: se já foi paga, ou anulada ou se já tiver uma ordem de pagamento, ou se o dia contábil estiver fechado, atualizado ou encerrado.
O sistema não deixa excluir a liquidação se o boletim contábil estiver FECHADO, ATUALIZADO ou ENCERRADO ou se a Tabela Fechamento Mensal estiver fechada no ano/mês da liquidação.
Na liquidação do empenho ou resto, o sistema gera lançamentos contábeis normais da operação e, conforme o item de despesa do empenho/resto, lança lançamentos contábeis referentes ao ativo permanente, mutações patrimoniais, variações ativas e passivas, dívidas, entre outros.


Nota (Tribunais)

O campo Competência de Serviço, estará sempre desbloqueado, mas poderá ser preenchido apenas quando a rubrica do empenho for de serviço
- Códigos Orçamentários da Despesa: Na coluna Serviço informar SIM caso a rubrica seja de serviço, quando liquidar e não foi preenchido nada, o sistema automaticamente preenche a competência fiscal, NÃO e a competência for preenchida o sistema acusa erro e não deixa inserir.

- Retorna erro, se a competência do serviço for maior que competência da nota fiscal



Nota (Obrigatório para SC)

Referente as retenções incluídas na Liquidação, para o Estado de Santa Catarina, o sistema deverá incluir uma Ordem de Pagamento (situação "paga") no valor da retenção, constando os descontos e outra Ordem de Pagamento com o valor líquido.
  • Registro do Sistema/ Empenho/Liquidacao/Administracao/LevaRetencaoOP =N:
  • 'N' - não, ao fazer uma OP que tenha retenção na liquidação NÃO leva as retenções
  • 'S' - sim, ao fazer uma OP que tenha retenção na liquidação leva as retenções (como é o sistema hoje), este é o DEFAULT.


Nota (PM Lajeado)

Consistência se o Credor possui Divida Tributaria no momento do fechamento da Liquidação.
  • Registro do Sistema/Empenho\Liquidação\adm\AvisaDividaTributariaAoFecharLiq.:
  • 'N' - não, ou se esta opção não existir cadastradada no registro do sistema, não será feita validação sobre esta solicitação.
  • 'S' - sim, ao clicar em "Fechar", o sistema fará uma validação se o credor possui dívida tributária e será solicitada uma checkbox na tela, para continuidade do fechamento da Liquidação.
Observação: essa checagem também depende da ativação nos Órgãos Administrativos > Informações - Integração Contábil > Parâmetros Contabilidade > Dívidas Tributárias: Sim - ERP/GRP (somente para clientes que possuem o modulo tributario da Thema).


Nota (para Mauá)

Para a contabilidade controlar as datas de inclusão das Liquidações pelas secretarias, deve ser ligado o calendário de empenho.
  • Registro do Sistema/ Empenho / Liquidação / usaCalendarioEmpenho > administração = S.


Nota (para Imbé)

Ao FECHAR uma Liquidação que possua vinculado um Recebimento de Comprovante proveniente de Nota de Compra com itens PERMANENTES o sistema irá consistir se os itens dessa nota estão TOMBADOS se o registro abaixo estiver marcado como S, não permitindo que o usuário realize o fechamento sem antes tombar os bens. Já se estiver como N o sistema não realiza nenhuma consistência com a Nota de Compra.
  • Registro do Sistema/ Empenho / Liquidação / administração > validaNotaCompraPermanenteAoFecharLiq = S.


Nota (PM Santa Cruz)

Foi criado o botão Gerar Ordem, para que ao “Fechar” a liquidação, ele não crie mais automaticamente a “Ordem de Pagamento Orçamentária”.
  • Se estiver marcado “Geração Ordem = Não”, ao fechar a liquidação não irá gerar a ordem de pagamento. Sendo necessário, caso queira, clicar no botão Gerar Ordem.
  • Se estiver marcado “Geração Ordem = Sim”, ao fechar a liquidação, criará automaticamente a ordem de pagamento.
Observação: Para configurar deve acessar o vinculado > Informações - Integração Contábil (Órgãos Administrativos).