Perguntas Freqüentes - FAQ
  1. Distinção de Cadastros e Endereços utilizados no sistema
  2. Liberação automática de AIDOF
  3. Inscrição de tributos em dívida ativa
    1. O tributo já possui processo
    2. O tributo não possui processo
    3. A inscrição é efetuada por Job
  4. Cancelamento de inscrição em dívida ativa
  5. Parcelamento Múltiplo
  6. Procedimentos para integração com o Simples Nacional
    1. Retorno Bancário
    2. Envio e processamento de arquivos da Receita Federal
  7. Tarefas Anuais
    1. Relatórios de Fechamento
    2. Inscrição em Dívida Ativa
      1. Tributo
      2. Processo
    3. Geração de Tabelas para Exercício Seguinte
      1. Criação das Tabelas de Exercício dos Tributos
      2. Ajustar datas (Vencimentos dos Tributos)
        1. Parcelas:
        2. Feriados:
      3. Formação do Tributo
      4. Tabelas de Cálculos
      5. Tabela de Correção
    4. Cálculo dos Tributos
    5. Emissão dos Carnês
      1. Impressão na prefeitura
      2. Geração de Arquivos de Remessa
  8. Documentos específicos por cliente

Distinção de Cadastros e Endereços utilizados no sistema

Liberação automática de AIDOF

Inscrição de tributos em dívida ativa

O tributo já possui processo

O tributo não possui processo

A inscrição é efetuada por Job

Cancelamento de inscrição em dívida ativa

De acordo com a obrigatoriedade de controle de dívida ativa estipulada pelo Tribunal de Contas, o sistema se adequou para não permitir mais alterações em parcelas de impostos que estejam inscritas em Dívida Ativa (possuam termo de inscrição e livro), portanto, para Cancelar, Recalcular, Ajustar valores, enfim, efetuar qualquer manutenção na parcela, é necessário antes remover a inscrição em dívida ativa.

Parcelamento Múltiplo

Procedimentos para integração com o Simples Nacional

Retorno Bancário

Envio e processamento de arquivos da Receita Federal

Tarefas Anuais

Os tópicos sugeridos são procedimentos anuais. É responsabilidade do cliente a geração e manutenção de todos registros no Banco de Dados, os itens explicativos são resumidos tendo como objetivo orientar o usuário responsável pela execução, sendo que nos links é possível encontrar maiores informações sobre os programas.

Relatórios de Fechamento

No(s) último(s) dia(s) útil(eis) do ano, convém emitir relatórios que servirão de base para análises futuras, como por exemplo, da dívida ativa, maiores devedores, pagamentos, resumo da tributação, etc.

Inscrição em Dívida Ativa


Atenção! Se a prefeitura possuir um livro de dívida ativa anual, antes de iniciar o procedimento de inscrição é necessário incluí-lo através do programa Livro da Dívida Ativa (Cadastro).

Tributo

É possível inscrever de uma só vez todos os lançamentos de um determinado tributo em dívida ativa. Desta forma as parcelas serão inseridas no Livro da Dívida Ativa, tendo seus respectivos termo e folha, evitando prescrições futuras.

Processo

Pode-se gerar os processos e a partir deles efetuar a inscrição em dívida ativa dos tributos, com esta opção você tem um controle maior sobre a dívida, pois há uma série de relatórios específicos e o encaminhamento para a execução (processo jurídico) fica mais ágil.

Geração de Tabelas para Exercício Seguinte

Os procedimentos abaixo preparam o sistema para os testes e cálculos relativos aos tributos do próximo exercício.

Criação das Tabelas de Exercício dos Tributos

É necessário gerar novas tabelas de exercício e ajustar as vinculadas se houver necessidade (multa, juros, parcelas, etc).


Ajustar datas (Vencimentos dos Tributos)

Parcelas:


Deve-se definir a data dos vencimentos das parcelas. A seleção é feita por exercício, desta forma o procedimento precisa ser repetido para todos os tributos que possuírem vencimentos fixos (IPTU, ISSQN FIXO, ISSQN Variável, Retenção, entre outros), observando que seja um dia útil.


Feriados:


É necessário informar ao sistema as datas em que não há expediente na prefeitura (varia de acordo com a cidade), para que no momento em que for gerada uma guia o vencimento não caia em feriados (se houver feriado prolongado, inclua o dia útil do intervalo também)


Formação do Tributo

A criação do novo exercício gera automaticamente as formações para o ano seguinte:

Exemplo:


Importante! Caso a Prefeitura altere os códigos orçamentários para o ano seguinte, o usuário poderá utilizar o programa Ajusta Formação do Tributo e rapidamente, após a geração das tabelas, substituir os códigos anteriores pelos novos

Tabelas de Cálculos

Em geral, os valores de base de cálculo, alíquota, correção, etc, têm regras diferenciadas conforme a legislação de cada órgão administrativo, por isso os cálculos merecem atenção especial.


Importante! É necessário posicionar o sistema no ano desejado (através do programa Alteração do Exercício Corrente para visualizar a tabela de cálculo correspondente

Tabela de Correção

Esta tabela faz a correção monetária dos valores dos tributos, normalmente é representada pela unidade fiscal do município (FMP, URM, UFRM, etc), para efetivar o envio dos carnês do ano seguinte é indispensável ter o valor desta moeda, normalmente disponível em novembro/dezembro, pois é definida a partir da média de um índice econômico (por exemplo, o IGPM).

Atenção! Para ajustar a tabela de correção solicite auxílio de um técnico especializado através do nosso suporte telefônico.

Cálculo dos Tributos

Emissão dos Carnês

Impressão na prefeitura

Algumas prefeituras optam por imprimir a cota única ou mesmo todos boletos no local. Para isso existe a facilidade de efetuar a impressão em quantidade.

Geração de Arquivos de Remessa

Gera o arquivo que será remetido à gráfica ou ao banco para a impressão dos carnês. O layout é definido pela prefeitura em conjunto com a gráfica, para saber quais campos estarão disponíveis no arquivo para serem utilizados no carnê basta emitir o relatório Layout de Arquivos para Remessa

Documentos específicos por cliente