693427

Abertura de Processo

Processos
Permite abertura de processos de acordo com as permissões do usuário por tipo de processo. A operação criará um registro de solicitação de um usuário para encaminhamento a um departamento para análise.
  1. Abertura de Processo
    1. Abertura de Processo
    2. Funcionalidades atreladas a vinculados
      1. Visualização de formulários dinâmicos da abertura
    3. Informações adicionais de atributos em tela
    4. Subcampo Localização
    5. Parametrização
    6. Etiquetas e Relatórios da Abertura de Protocolo

Abertura de Processo

<font style="font-size:0.8em;"></font>


Os tipos de protocolo e os departamentos aos quais o usuário tem permissão de abertura e encaminhamento estão previamente definidos nas Permissões de Usuários.

Após salvar um protocolo é possível:
Ao inserir um cadastro que possui mais de uma matrícula vinculada a este, abrirá uma janela Modal para seleção da matrícula desejada. Verifique com sua TI para regularização do cadastro e resolução do problema.

Para localizar um protocolo é necessário informar o exercício e o número do processo. Para isso, o usuário precisa ter permissão no departamento origem e no departamento atual do protocolo.


Funcionalidades atreladas a vinculados

Visualização de formulários dinâmicos da abertura

Informações Adicionais Exibe campos dinamicamente carregados, conforme a seleção do assunto, a partir da configuração da tabela de campos por origem.



Informações adicionais de atributos em tela

Tipo/Assunto:*
Categoriza a solicitação da abertura de processo. Este campo define, por meio de pesquisa por palavra-chave, o tipo, grupo e assunto da solicitação.
Após a seleção do tipo/assunto, caso previamente configurado, poderão ser preenchidos automaticamente, os campos, origem, próximo, prazo e prioridade.

A disponibilidade dos tipos apresentados dependerá das permissões do usuário logado.

Prioridade*
neste campo é possível definir uma prioridade de atendimento, também é possível definir conforme uma lei municipal ou norma da Entidade, através do programa: Prioridade Atendimento;

Formato
permite especificar um atributo do protocolo cadastrado no programa formato. Ex: fisico ou digital;

Origem*
indica o departamento em que o protocolo foi aberto, pode ser configurado um departamento padrão por tipo de protocolo, ou por usuário utilizando o programa: Permissões de Usuários;

Próximo
Indica o departamento que o protocolo será encaminhado. É possível definir um departamento padrão de acordo com o assunto do protocolo, definindo um fluxo pelo programa: Fluxo de Tramitação;

Síntese*
campo que será descrita a solicitação do protocolo;

Solicitante
permite informar um solicitante do protocolo, quando o mesmo for diferente do requerente;

Sigiloso
permite definir se o processo será sigiloso ou não, o sistema permite que o processo seja cadastrado por um requerente anônimo de duas formas:
  1. Cadastrá-lo como Anônimo (inscrição zero), onde não constará nenhum dado sobre ele;
  2. Cadastrá-lo normalmente e depois clicar na opção Sigiloso 'Sim'. Assim, constarão no sistema todos os dados do requerente, onde a visualização do processo é definida através das permissões de cada usuário.
Observação: quando um requerente é marcado como 'sigiloso', o processo trará a mensagem em destaque: Processo Sigiloso.



Subcampo Localização

Permite cadastrar uma integração com Atividade/Mobiliário, Economia/Imobiliário, Faturamento Água ou Versão, conforme a configuração em Tipo de processo.


Parametrização

Para funcionamento do programa, devem ser configurados os parâmetros de TIPO, GRUPO, ASSUNTO de protocolo.

Chave Primária do programa:
• TipoAnonimo = Se tipo selecionado no campo Cliente(Tipo) for igual ao da chave TipoAnonimo, no campo Inscrição será setado 0 (Zero).
• assuntoLogradouro (GRP/ERP) = S/N onde "S" irá abrir o Modal Protocolos com o mesmo assunto e logradouro, no Change dos campos assunto e logradouro.
• liberaDataRetroativa = S/N onde "S" irá liberar os campos Exercício e Data de Abertura, caso o Tipo de protocolo no programa 69896-Tipos de Processo o campo Retroatividade = Sim.
• departamentoOrigem = L/S onde "L" = Lista e "S" = Suggestion.
• departamentoDestino = L/S onde "L" = Lista e "S" = Suggestion.
• documentosRequerente = S/N onde "S" mostra o Field Set Documentos referentes ao requerente.
• sinteseInscricaoCategoria = código das categorias Principal e Secundárias separadas por vírgula (Se existir este registro e tiver categorias configuradas, deve então após salvar um protocolo verificar se o usuário logado pertence a categoria que está no registro, se sim os campos síntese, inscrição e matricula continuam liberados, se o usuário logado não pertence a essa categoria então deve bloquear os campos síntese, inscrição e matricula ou permiteEdicao = N)
• CamposVisiveis = Quando CamposVisiveis = N então a Regra de visibilidade = Nunca, se CamposVisiveis = S ou Não existir então Regra de visibilidade = Sempre.)
• liberaRotulo = Regra de bloqueio do campo 4- PROTOCOLOCONVERSAO = (registro existente) Liberado se chave primaria liberaRotulo existir e for igual a S.
• PermiteAlterarIntegracao = Regra de bloqueio do campo 33 - TABELA = Bloquear se chave PermiteAlterarIntegracao = N AO LOCALIZAR fazer com que ao ser selecionado o campo Cliente o campo Integração tabela venha em branco para que o mesmo não entre como argumento no select do Recuperar, a não ser que o usuário selecione uma Integração.
• destinoObrigatorio = Obrigatório no capo 19 - DEPARTAMENTODESTINO = se destinoObrigatorio = S deve ser obrigatório Regra de bloqueio = Liberado somente quando campo 18 – DEPARTAMENTOORIGEM for preenchido/informado e diferente de Nenhum, e manter a regra da ALTERAÇÃO/CORREÇÃO - 28.
• aberturaManual = Regra de bloqueio do campo 2 - NUMERO = AO CRIAR se chave primária aberturaManual existir e igual a “S” então Liberado.
• categoriaDoc = Se existir, será adicionado ao select On change da inscrição quando monta “Documentos referente ao requerente”.
• alertaEmailVazio = alertaEmailVazio = S ou N. Sendo como padrão distribuida = N. Caso não exista a chave ou chave alertaEmailVazio = N então não faz a validação de e-mail nulo.
• aberturaPosSalvar = S ou N. Se estiver configurado com S após salvar o protocolo será direcionado para um novo registro.
• visualizaCadastroGeral = [S/N] onde é disponibilizado o acesso, conforme configuração da chave.
• mostraContatoRequerente = [S/N] onde é disponibilizado os campos de contato, conforme configuração da chave.


Etiquetas e Relatórios da Abertura de Protocolo