693355

Plano de Gerenciamento de Projeto - PGP

Planejamento Estratégico
Programa utilizado para cadastro das informações centrais do Planejamento.
  1. Plano de Gerenciamento de Projeto - PGP
    1. Descrição
    2. Criação do Plano de Gerenciamento de Projeto
    3. Ações do Plano de Gerenciamento de Projeto
    4. Abas
      1. Aba Alinhamento Estratégico
      2. Aba Equipe
      3. Aba Escopo
      4. Aba Unidades Intervenientes
      5. Aba Comunicações
      6. Aba Itens Unidades Intervenientes
      7. Aba Execução PAG
    5. Aba Tramitação
    6. Aba Itens PGP
    7. Programas Vinculados
    8. Relatórios

Descrição

O programa “Plano de Gerenciamento de Projeto” tem como objetivo permitir o cadastramento dos projetos, além de alterações do mesmo, atualizações de cronograma,lançamento de tarefas realizadas e tramitações dentro do fluxo de aprovação.

Todo o histórico do projeto ficará registrado, desde a elaboração da proposta até sua finalização.



Criação do Plano de Gerenciamento de Projeto


Para criar um PGP, por favor, siga os passos abaixo:


1. Acesse a pasta “Planejamento Estratégico [Projetos]” e clique sobre o programa “Plano de Gerenciamento de Projeto - PGP”.

2. Clique no botão “Criar” e preencha os dados a seguir:


• Nº: número da versão do Projeto, será preenchido automaticamente pelo sistema ao criar uma proposta ou cópia do projeto.

• Tipo: oficial/cópia. Ao criar uma proposta do Projeto ele será preenchido automaticamente como “Oficial”, ao utilizar a ação 'Gerar Cópia', será criado um registro de cópia do Projeto, onde poderão ser realizadas as revisões e alterações necessárias. Para exibição em consultas, relatórios e utilização no PAG, será considerada sempre a versão Oficial do Projeto.

• Projeto Origem: a continuidade de um Projeto será criada através da ação 'Gerar Cópia', para aproveitar as informações já cadastradas. O campo 'Projeto Origem' será preenchido automaticamente com o código do projeto que deu origem a nova proposta. Assim, haverá possibilidade de manter a rastreabilidade dos projetos.

• Situação: campo informativo da situação e departamento ao qual a Proposta/Projeto se encontra no fluxo de aprovação/execução.

• Unidade Organizacional: código da Unidade Organizacional que elaborou a Proposta/Projeto.

• Descrição Unid. Organizacional: nome/descrição da Unidade Organizacional que elaborou a Proposta/Projeto.

• Identificação: código do Plano de Gerenciamento de Projeto.

• Descrição Identificação*: título/descrição do Plano de Gerenciamento de Projeto.

• Tipo: proposta/projeto. Ao criar um planejamento ele será preenchido automaticamente com Proposta, durante fluxo de aprovação caso seja aprovado pela COGEP, será indicado como Projeto.

• Estratégico: sim/não. Ao criar um planejamento ele será preenchido automaticamente com 'Não'. Durante fluxo de aprovação, caso o PGP seja considerado estratégico pela COGEP, será indicado como 'Sim'.

• Ação Operacional: sim/não. Ao criar um planejamento ele será preenchido como 'Não', caso o Projeto seja descontinuado e origine uma Ação Operacional ele será indicado como 'Sim'. Este campo só estará desbloqueado quando o Projeto estiver na situação 'Descontinuado'. A permissão para gerar ações operacionais será da ASPLO.

• Data da Proposta: data da proposta do Projeto, atribuída com a data autal do sistema no momento da criação da proposta. O campo poderá ser editado pelo usuário enquanto o tipo for 'Proposta'.

• Início Previsto*: data de previsão de início da execução do cronograma do Projeto. Preenchida automaticamente com a data de início do Projeto que é informada no vinculado Cronograma – PGP.

• Final Previsto*: data de previsão de finalização da execução do cronograma do Projeto. Preenchida automaticamente com a data de final do Projeto que é informada no vinculado Cronograma – PGP.

• Início Execução: data de início da execução do cronograma do Projeto. Preenchida automaticamente com a data de execução da primeira tarefa do cronograma, esta data é informada no vinculado Cronograma – PGP – Realização de Tarefas.

• Final Execução: data final da execução do cronograma do Projeto. Preenchida automaticamente com a data de execução da última tarefa do cronograma, quando o projeto for para situação 'Descontinuado', 'Continuidade' ou 'Finalizado', esta data é informada no vinculado Cronograma – PGP – Realização de Tarefas.

• Justificativa: justificativa da necessidade da execução do projeto.

• Clientes*: unidades que serão atendidas pela execução do projeto.

• Responsável*: nome do responsável pela aprovação do projeto.

• Data: data da aprovação do projeto.

3. Clique no botão “Salvar”.



<font style="font-size:0.8em;"></font>


Ações do Plano de Gerenciamento de Projeto


  Para localizar um plano, clique no botão “Localizar”, digite as informações necessárias e clique no botão “Recuperar”.

  Para salvar as alterações realizadas no plano, clique no botão “Salvar”.

  Para excluir um plano, localize-o, em seguida, clique no botão “Excluir”.

  Para gerar uma cópia de um plano estratégico, clique no botão "Gerar revisão/cópia", selecione uma das opções "Gerar Revisão" ou "Gerar Cópia para Continuidade", em seguida, clique no botão “Sim”.

<font style="font-size:0.8em;"></font>

  Para tornar oficial uma cópia de um plano estratégico, clique no botão "Tornar Oficial", em seguida, clique no botão “Sim”. Desta forma, a versão oficial será automaticamente substituída.

<font style="font-size:0.8em;"></font>




Abas

Aba Tramitação


Aba que demonstra as informações referentes as tramitações realizadas no decorrer da elaboração da proposta até a finalização ou descontinuidade do Projeto.

1. Clique no botão “Localizar” e depois em "Recuperar" para exibir as tramitações cadastradas.


<font style="font-size:0.8em;"></font>

Aba Itens PGP


Aba que demonstra as informações dos Itens do Projeto que foram cadastrados no Vinculado "Itens - PGP".

1. Clique no botão “Localizar” e depois em "Recuperar" para exibir os Itens cadastrados.



<font style="font-size:0.8em;"></font>